Estados Unidos

Milhares de pessoas enfrentam lama e caos após chuva arruinar festival Burning Man em Nevada

Durante dias, cerca de 70 mil pessoas foram obrigadas a permanecer onde estavam e conservar comida e água, enquanto as autoridades fechavam as estradas em decorrência das chuvas

Cerca de 70 mil pessoas ficaram isoladas no festival Burning Man. Foto: France 24

Milhares de participantes do festival Burning Man começaram seu “êxodo” na tarde de segunda-feira (5), em Black Rock City, Nevada, após enfrentarem chuva e isolamento no deserto onde acontece o evento anual de música e cultura. O festival foi fechado para veículos na sexta-feira (1º) depois de um temporal causar inundações e lamaçal na região. O evento começou em 27 de agosto e estava programado para terminar na manhã de segunda-feira.

Durante dias, cerca de 70 mil pessoas foram obrigadas a permanecer onde estavam e conservar comida e água, enquanto as autoridades interditavam as estradas, ordenando que todos os veículos permanecessem parados. Em nota online, os organizadores pediram aos que pudessem que adiassem a saída até a manhã de terça-feira (5) para reduzir o trânsito, mas alguns participantes relataram à agência de notícias Reuters um fluxo constante de veículos partindo desde o amanhecer de segunda.

O DJ Diplo e o comediante Chris Rock publicaram em suas redes sociais que conseguiram escapar do isolamento no sábado (2) graças à carona na traseira da caminhonete de um fã.

Uma pessoa morreu no festival, confirmou o Gabinete do Xerife do Condado de Pershing em um comunicado na manhã de domingo (3). A polícia investiga se Leon Reece, 32, faleceu em decorrência das chuvas.

A saída do festival passa por uma via de terra não pavimentada de 8 km até a estrada mais próxima e a mais de 170 km ao norte de Reno. Fotos compartilhadas em sites mostraram veículos atolados na lama, além de uma grande fila de carros tentando chegar até a rodovia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo