Ministério da Educação aprova realização de exame supletivo em Miami

Exame é destinado a jovens e adultos que moram no exterior e não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos no Brasil

0
3781
Jovens e adultos fazem exame
Jovens e adultos fazem exame

DA REDAÇÃO – O Ministério da Educação por meio do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) autorizou a realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) em Miami. 

O exame é destinado a jovens e adultos que moram no exterior e não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos no Brasil. As provas são elaboradas e aplicadas em Língua Portuguesa. Os participantes têm que demonstrar domínio da norma culta em áreas do conhecimento como matemática, história, geografia, ciência e artes. A avaliação é voluntária e gratuita.

A prova fornece o diploma de Ensino Fundamental ou Ensino Médio, desde que seja alcançada a média mínima exigida, que é 100 (de uma escala que vai de 60 a 180).

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever para o programa os brasileiros residentes no exterior que não tenham concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Para o nível do Ensino Fundamental, é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas; para o nível do Ensino Médio, é preciso ter no mínimo 18 anos completos na data de realização das provas.

Informações sobre inscrição e data de realização da prova serão divulgados em breve. Para mais detalhes do exame, acesse http://encceja.inep.gov.br.