Ministério do Turismo pede a Itamaraty fim de visto para americano no Brasil

0
1060

O Ministério do Turismo brasileiro formalizou, nesta sexta-feira (22), um pedido ao Ministério de Relações Exteriores para isenção de vistos para turistas americanos que vierem ao Brasil entre junho de 2015 e dezembro de 2016.

A pasta defende o fim da exigência citando o perfil do viajante norte-americano, que é a segunda nacionalidade que mais visita Brasil, a que mais gasta e a que fica mais tempo no país a lazer, apesar da exigência de visto.

A entrega do documento foi feita na quinta pelo ministro do Turismo, Henrique Alves, ao embaixador do Brasil nos EUA Mauro Vieira. Segundo o ministério, o pedido foi feito para aumentar a competitividade do Brasil no turismo internacional e levou em conta a proximidade dos Jogos Olímpicos.

De acordo com a pasta, o Itamaraty respondeu que não há dificuldade ideológica para atender o pedido, mas ressaltou a política de reciprocidade, já que os Estados Unidos também exigem o documento de brasileiros que visitam o país.

Segundo um estudo do Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa a 91ª colocação em um  ranking de 141 países na dimensão “abertura internacional” e cai para a 102ª colocação quando se avalia o percentual da população mundial que necessita de visto para entrar no país.
O ministério afirma que a medida, caso adotada, pode ser ampliada para turistas de outros países.