Histórico

Missão Católica agora em Margate

Processo de transição da comunidade Nossa Senhora Aparecida começa no dia 12 de setembro

A Missão Católica Nossa Senhora Aparecida estará em novo endereço a partir de outubro: as missas serão celebradas na St. Vincent Church, em Margate (6350 NW 18th Street), com capacidade para mais de 800 pessoas sentadas. Durante o mês de setembro, as atividades começarão a ser transferidas gradativamente para o novo espaço, primeiro com as missas do sábado (dia 12) e domingo (dia 13) à noite e as aulas de catequese. Isso significa que as missas da manhã de 13 de setembro acontecem ainda em Pompano Beach.

Além de instalações mais confortáveis, a mudança trará para os católicos brasileiros ainda outros benefícios, segundo o padre Volmar Scaravelli. A principal delas é a integração com as comunidades americana e latina, que lá realizam seus serviços. O religioso acredita que o convívio com outros irmãos será enriquecedor. “É claro que os semelhantes se procuram e é natural que os brasileiros queiram expressar sua fé da maneira como sempre fizemos. As missas serão em português, mas estaremos mais em contato com culturas e idiomas diferentes, o que é importante para abrir a mente e o coração”, disse o padre Scaravelli.

Centro do imigrante em 2010

Ele acrescenta que outra vantagem é celebrar as missas em uma igreja consagrada e não num salão adaptado, como era na 49th Street. “Isso sem falar que teremos uma infraestrutura à nossa volta, com uma capela, dois salões, oito salas e escritórios”, conta. Padre Scaravelli disse que a mudança vai permitir que a Missão Católica, finalmente, instale, em Margate, o Centro Pastoral da Missão no sul da Flórida – primeiro com a abertura de uma escola de português para os filhos de brasileiros que não querem perder contato com o nosso idioma, e, provavelmente em 2010, com a criação do Centro do Imigrante, para aconselhamento e orientação da comunidade. Nesse sentido, a ideia do religioso é reproduzir o modelo bem-sucedido de Everett (Massachusetts), que presta atendimento a mais de 30 pessoas por dia, seja em consultas jurídicas, apoio psicológico ou em serviços básico.

É bem verdade que a Arquidiocese de Miami, devido à crise econômica, decidiu fechar 13 igrejas, mas a mudança da Missão Nossa Senhora Aparecida para a Margate não está relacionada a problemas financeiros. “Muito pelo contrário. Graças à generosidade dos brasileiros, não enfrentamos dificuldades e a nossa decisão vai inclusive beneficiar o trabalho da Igreja St. Vincent”, explicou Scaravelli, ressaltando, porém, que as comunidades em Hollywood (Polk Street) e Weston (South Flamingo Road) serão fechadas. Os serviços em Miami Beach (Byron Avenue) e Kendall (Na Igreja de Santa Catarina de Siena) permanecem inalterados.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (954) 920-1070 ou no site www.catolicosnaflorida.org.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo