Mitt Romney vence primária em New Hampshire

0
527

Candidato favorito segue agora para South Carolina tentando consolidar a liderança

Mitt Romney diz estar pronto para escalar os morros de South Carolina depois de ter ganho com facilidade New Hampshire. À medida que a disputa presidencial republicana se dirige para sul, seus rivais intensificam os ataques contra ele na esperança de conquistar a simpatia e principalmente os votos dos seguidores do Tea Party e dos conservadores religiosos que não se sentem confortáveis com o líder das pesquisas.

Independente disto, Romney continuou em seu estilo confiante que está deixando os cinco oponentes preocupados. Ele desdenhou muitas das críticas, dizendo serem elas frutos do desespero. E, embora tenha dito que pode arrecadar dinheiro suficiente para manter sua campanha, previu: “Espero que eles fiquem de fora por falta de votantes”.

Apesar do tom mais agressivo e do campo ideológico mais duro para ele no sul, o ex-governador de Massachusetts está tentando forçar seus adversários a desistir da corrida ao conquistar vitórias em quatro estados. Depois de ter vencido em Iowa e em New Hampshire, ele está mirando South Carolina no dia 21 de janeiro e Flórida 10 dias depois. Romney obteve uma vitória de dois dígitos nesta terça-feira à noite em New Hampshire após a apertada margem verificada em Iowa — tornando-se o primeiro republicano que não estava tentando a reeleição a conquistar este feito.

“Esta noite comemoramos.Amanhã, estaremos de volta ao trabalho”, disse Romney numa barulhenta festa da vitória em Manchester, N.H., provavelmente consciente das minas terrestres que terá de evitar na South Carolina, um estado onde ele foi mal quatro anos atrás quando falhou ao ser derrotado com os votos dos republicanos céticos de sua fé Mormon e das suas reversões em alguns assuntos sociais. “Estamos pedindo ao povo bom de South Carolina para que se juntem aos cidadãos de New Hampshire”, conclamou.