Histórico

Morre no México Roberto Bolaños, ator que interpretou o personagem Chaves

Sucesso do programa na TV brasileira fez com que cobertura da morte do ator rendesse recordes de audiência a emissoras

DA REDAÇÃO COM UOL

DIVULGAÇÃO
“Roberto

Roberto Bolaños fez sucesso no Brasil interpretando
o personagem Chaves

Morreu no sábado (29), aos 85 anos, o ator e comediante Roberto Bolaños, que interpretou o personagem Chaves. O programa de enorme sucesso no Brasil é exibido há décadas por lá pelo canal SBT. Bolaños foi enterrado na segunda-feira, em um cemitério na Cidade do México. Sua morte causou comoção no país. Homenagens ao ator reuniram mais de 40 mil pessoas, que lotaram o estádio Azteca, também na capital mexicana, para dar adeus ao intérprete.

Com problemas respiratórios, dificuldades para se locomover e se mexer, o ator e comediante havia se isolado nos últimos tempos com a família em Cancún em busca de ar puro, segundo informações do portal UOL. Em suas últimas aparições públicas, Bolaños se deslocava com o auxílio de uma cadeira de rodas.

Bolaños era casado com Florinda Meza, a atriz que interpretava a maioria dos personagens femininos, inclusive a Dona Florinda, desde 2004. Era pai de Roberto, Paulina, Graciela, Marcela, Teresa e Cecília, frutos do primeiro casamento, com Graciela Fernández Pierre.

Comoção no Brasil
No Brasil, o morte do ator também mexeu com o saudosismo de fãs que cresceram assistindo às aventuras de Chaves e de Chapolin e dos personagens coadjuvantes do programa, como Dona Florinda, Seu Madruga, Quico e Chiquinha. Na TV, a cobertura do adeus a Bolaños foi explorada até por emissoras rivais. O SBT registrou recordes de audência ao exibir o enterro do ator em seu dominical Domingo Legal, que liderou a audiência no horário, derrotando a Globo na Grande São Paulo e dando ao canal sua maior audiência em um domingo no ano.

Já a emissora carioca, que raramente faz menções a atrações exibidas por seus concorrentes, também prestou condolências a Bolaños. A apresentadora Ana Maria Braga terminou a edição de seu programa na segunda-feira citando frase do ator. “Queria encerrar o programa de hoje com uma frase do Chaves, que nos deixou esta semana, e ele já dizia assim: ‘Eu prefiro morrer do que perder a vida.’ O nome de Roberto Bolaños, o nosso Chaves que me acompanha desde que eu me entendo por gente. E muito sábio, né? Prefiro morrer do que perder a vida. Então não perca a vida hoje, tá? É preferível morrer do que deixar de viver”, disse. Há 15 anos no ar pela Globo, o programa de Ana Maria já foi por inúmeras vezes derrotado no ibope pelo enlatado mexicano protagonizado por Bolaños.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo