Mulheres do Brasil

Mulheres do Brasil

Confraternização de Fim de Ano
Confraternização de Fim de Ano

Apresentação

Priscila Cacicedo, líder do Comitê de Comunicação do GMB
Priscila Cacicedo, líder do Comitê de Comunicação do GMB

Olá! Hoje, nós do Grupo Mulheres do Brasil, iniciamos esta coluna no AcheiUSA. Estamos muito felizes com este espaço que o jornal nos deu porque o usaremos como meio de comunicação para divulgar muitos projetos interessantes por aqui.

Sou Priscila Cacicedo, Líder do Comitê de Comunicação do Grupo Mulheres do Brasil.

Empresária do segmento de marketing digital há 10 anos, vivo há 2 anos e meio em Miami com minha família. Faço parte do Núcleo Sul da Flórida (liderado por Carolina Lautenberg, Paola Tucunduva e Solange Gomes) desde o primeiro encontro, há quase 1 ano, e é com enorme carinho que auxilio nos projetos que possuem uma causa tão nobre.

Conectamos todas as pessoas. Colocamos a serviço dos brasileiros a natureza feminina, que acolhe, cuida e faz acontecer. Cuidamos do bem-estar, saúde e prosperidade da mulher, sua família, e consequentemente de toda sociedade.

Vou contar para vocês um pouco da história do Grupo e alguns projetos que realizamos por aqui.

Carolina Lautenberg, Solange Gomes e Paola Tucunduva, líderes no sul da FL
Carolina Lautenberg, Solange Gomes e Paola Tucunduva, líderes no sul da FL

Sobre o Grupo Mulheres do Brasil

O Grupo Mulheres do Brasil é uma organização criada em 2013 por Luiza Helena Trajano (Presidente do Conselho do Magazine Luiza) e outras 40 brasileiras que decidiram somar forças e trabalhar para transformar o Brasil a partir do protagonismo feminino e da sociedade civil.

Alinhadas ao propósito de construir uma comunidade mais fortalecida de brasileiros no Sul da Flórida a partir do protagonismo feminino, trouxemos o Grupo para cá. Atuamos em causas sociais, políticas e econômicas, apoiando projetos existentes e criando iniciativas que promovem a transformação da nossa comunidade, facilitam a transição cultural Brasil-Estados Unidos e fortalecem a identidade do brasileiro imigrante, tudo isso com projetos próprios ou filiada à algumas ONGs.

Hoje o Grupo conta com mais de 36 mil mulheres cadastradas no Brasil e no mundo, com núcleos atuantes em 12 países. Estamos estruturadas em 8 comitês – Educação, Empreendedorismo, Saúde, Conexões, Combate a Violência, Jurídico e Comunicação – e é a partir deles que as voluntárias fazem acontecer.

Caminhada pelo fim da violência contra a mulher

Voluntárias do Sul Florida em apoio ao fim da violência contra a mulher
Voluntárias do Sul Florida em apoio ao fim da violência contra a mulher

Um basta ao feminicídio. O Grupo Mulheres do Brasil organizou por todo o mundo uma caminhada pelo fim da violência contra a mulher, que ocorreu no dia 8 de dezembro.

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional da ONU e tem como objetivo colocar nas ruas a voz uníssona de pessoas de todos os gêneros, chamando a atenção da sociedade para um problema que diz respeito a todos nós.

De acordo com levantamento feito pelo Huffington Post norte-americano, cerca de 3 mulheres são mortas diariamente por um parceiro íntimo nos Estados Unidos da América.

No Brasil, a cada 2 horas morre uma mulher vítima de feminicídio e a cada 11 minutos uma mulher é estuprada.

Para Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, esse é um momento histórico para o país e para o nosso Grupo. “Nós saímos às ruas para mostrar que a sociedade não aceita mais essa triste realidade e nós estamos mudando isso”, afirma Luiza.

Foram 35 cidades no Brasil e no mundo. Aqui no Sul da Flórida, fizemos um encontro no T. Y. Park em Hollywood para mostrarmos nosso engajamento nesse grande evento em prol do combate à violência contra a mulher, uma linda ação social do comitê violência com as mulheres, maridos, filhos e pets, todos engajados.

Comitês em ação

Comitês em ação
Comitês em ação

Esse ano nossos comitês realizaram muitas ações em prol de diferentes causas.

Arrecadamos mantimentos para os sobreviventes do furacão Dorian que atingiu as Bahamas, ajudamos entidades que cuidam de pessoas que vivem nas ruas (homeless), deixamos o Natal de algumas mulheres que estão em casa de passagem ainda mais feliz, realizamos um sábado de micropigmentação de sobrancelhas gratuita para mulheres que venceram o câncer de mama e muitas outras coisas que fazem toda a diferença.

Estivemos presentes também na “Art Basel”, na Miami Art Week. É a feira principal e acontece no Centro de Convenções de Miami Beach, enquanto outras 20 feiras satélites estão espalhadas por Miami Beach, Downtown e Wynwood.

A partir do mês que vem, uma vez por mês, um comitê terá voz para falar de seus projetos e ideias para o novo ano, além de explicar suas ações para interessados em fazer parte do Grupo.

Confraternização de Fim de Ano

No dia 11 de dezembro fizemos nossa confraternização de fim de ano. Neste encontro predominou o clima de agradecimento por tudo o que conquistamos neste primeiro ano e, acima de tudo, por termos tantas voluntárias engajadas e com vontade de fazer acontecer. 

Neste clima de celebração, foram realizados diversos sorteios com produtos e serviços oferecidos pelas próprias mulheres membros do grupo. E pra fechar com chave de ouro tivemos o pianista Marcos Ariel abrilhantando nossa noite!

Agenda de Eventos

Fique por dentro dos eventos promovidos pelo Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Sul da Flórida:

09/01 – Workshop de Constelação Familiar com Décio Oliveira, promovido pelo Comitê de Saúde. Entenda como a herança familiar pode afetar as chances de progredir na vida. Nossa ancestralidade é muito mais complexa do que se imagina e pode influenciar alguns fatos e padrões de comportamento na vida de uma pessoa. Venha conhecer a técnica que está ajudando milhares de pessoas a ter uma vida plena.

22/01 – Portas Abertas (evento onde apresentamos o propósito do Grupo Mulheres do Brasil e projetos realizados pelos nossos comitês). Teremos a presença de Janete Vaz, sócia fundadora do Grupo Sabin, um dos maiores players de medicina diagnóstica do Brasil e uma das fundadoras do Grupo Mulheres do Brasil.

Veja mais informações sobre horários e locais nas nossas redes sociais: instagram.com/grupomulheresdobrasil.sulfl

• Quer fazer parte do nosso grupo também? Cadastre-se no nosso site: www.grupomulheresdobrasil.org.br

Siga-nos nas redes sociais instagram.com/grupomulheresdobrasil.sulfl

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo