Artes Plásticas

Mundialmente famosos, brasileiros osgemeos ganham mostra em NY

Grafiteiros paulistanos, os irmãos gêmeos Gustavo e Otavio Pandolfo têm obras em Miami, NY e em cidades europeias; mostra em Manhattan traz homenagem da dupla de artistas à música

Obra dos brasileiros Gustavo e Otavio Pandolfo em exibição na galeria nova-iorquina Lehmann Maupin
Obra dos brasileiros Gustavo e Otavio Pandolfo em exibição na galeria nova-iorquina Lehmann Maupin

DA REDAÇÃO – Os irmãos gêmeos Gustavo e Otavio Pandolfo dividem mais do que a mesma data de nascimento. Os grafiteiros paulistanos nutrem o mesmo amor intenso pela arte. Com seus desenhos que evocam o imaginário brasileiro em murais espalhados por diversas cidades do mundo (incluindo Miami, onde têm murais grafitados em Wynwood), osgemeos (como a dupla se batizou) já são reconhecidos mundialmente e podem ser descritos como os mestres da arte de rua brasileira. Nova prova do prestigio deles é a inauguração de uma mostra em Manhattan, no coração de New York City.

Desde a quinta-feira (7), os irmãos Pandolfo estrelam uma exposição individual na galeria Lehmann Maupin. A mostra “Silence of the Music” traz desenhos, pinturas, colagens, esculturas e materiais em vídeo e áudio espalhados pelas cinco salas da galeria.

Cada sala, conta a “Veja”, recebeu uma instalação diferente, com obras cobrindo as paredes, do chão ao teto. Como diz o nome, a exposição é uma homenagem à música – uma das salas, por exemplo, trata do break, estilo de dança de rua que faz parte da cultura do Hip Hop. Há ainda desenhos e pinturas em formato de boombox (rádio enorme geralmente usado por artistas do Hip Hop), com alto-falantes que reproduzirão músicas durante a mostra. A exposição fica em cartaz até 22 de outubro.

O duo se destacou na cena artística no final da década de 80 fazendo grafite nas ruas do bairro do Cambuci, em São Paulo. Suas obras são marcadas por personagens de cor amarela e padrões intrincados. Eles já apresentaram exposições individuais em lugares como Boston, Lisboa e Sittard, na Holanda. Sua obra muitas vezes se caracteriza pelo uso de grandes espaços públicos, como realizado em Vancouver, no Canadá, em 2014.Na cidade, osgemeos criaram um mural com 20 metros de altura e mais de 2 mil m², em seis gigantescos tonéis, ao lado da enseada que separa o centro do restante da cidade. A região atrai mais de 10,5 milhões de visitantes por ano.

SERVIÇO
“Silence of Music”, de osgemeos
Data: até 22 de outubro
Local: galeria Lehmann Maupin (536 W 22nd Street)
Preco: grátis
Informacoes: lehmannmaupin.com

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo