Histórico

Museu nos EUA apresenta retrospectiva de Lygia Clark

Será a primeira grande exibição da artista plástica brasileira nos EUA

Lygia Clark
Uma das obras que estará no Museum of Modern Art em New York

Lygia ClarkDA REDAÇÃO COM BBC BRASIL – Para quem ainda não conhece Lygia Clark (1920-1988), o Museum of Modern Art (MoMA), em New York, vai apresentar em um só lugar o melhor das obras dessas artista plástica brasileira que fez carreira no Rio de Janeiro e Paris. A exposição-retrospectiva foi aberta no dia 10 de maio e fica em cartaz até 24 de agosto. O MoMA organizou também uma programação paralela, que inclui uma mostra de filmes experimentais brasileiros dos anos 1960 e 1970.

Essa é a primeira vez que um museu americano faz uma retrospectiva dedicada à artista plástica brasileira. Por meio de 300 obras reunidas de coleções públicas e privadas e organizadas de forma cronológica, a mostra Lygia Clark: The Abandonment of Art, 1948-1988 (“Lygia Clark: O Abandono da Arte, 1948-1988”) aborda todas as fases da carreira da brasileira.

Lygia se tornou referência para artistas na exploração dos limites das formas convencionais de arte. A exposição divide as quatro décadas de sua produção artística em três grandes temas: abstração, neoconcretismo e abandono da arte.

Lygia nasceu em Belo Horizonte, em 1920, e construiu sua carreira no Rio e em Paris. Na primeira fase, estão as pinturas e desenhos do fim dos anos 1940 e dos anos 1950, com grande influência da arquitetura, exploração dos limites entre pintura e moldura e a descoberta do que Lygia Clark chamava de “linha orgânica”, uma incisão na superfície da obra. É desse período a série Superfícies Moduladas.

A seguir, estão os trabalhos do período do neoconcretismo, movimento artístico de vanguarda brasileiro do fim dos anos 1950.

As esculturas manipuláveis da série Bichos, dos anos 1960, com sua infinidade de formas possíveis de acordo com a interação do público, marcam o início da participação ativa do espectador na obra de Lygia Clark. Além dos originais, o MoMa vai disponibilizar réplicas que podem ser manuseadas pelos visitantes.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo