Histórico

Música brasileira é destaque no sul da Flórida

Videodocumentário ‘Com a Benção de São Jobim’ homenageia músicos brasileiros no exterior e mostra sua luta por reconhecimento

Neusa Martinez e Carlos Wesley
Neusa Martinez e Carlos Wesley, autores do videodocumentário que mostra os desafios dos músicos brasileiros

MusicosAntonio Adolfo, Carlos Borges, Rose Max, Ramatis Moraes e Gene de Souza, entre outros, deram seus depoimentos sobre como é ser um representante da música brasileira no sul da Flórida. O resultado pode ser visto no vídeodocumentário ‘Com a Benção de São Jobim’, que será lançado no próximo dia 29 de abril, a partir das 7pm. O filme, de 21 minutos de duração, retrata os desafios enfrentados por músicos brasileiros nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que examina o legado deixado por ícones que fizeram a nossa cultura ser reconhecida no exterior.

O trabalho produzido por Neusa Martinez (direção e edição) e Carlos Wesley (roteiro e apresentação), com o apoio dos cinegrafistas Fernando Vasconcellos e Marcelo Carlos, terá sua estreia no Cinema Paradiso, em Fort Lauderdale, na mesma sessão do documentário ‘Orgulho de Ser Brasileiro’, de Adalberto Piotto, como parte do Seminário Focus Brasil. Na ocasião, os músicos que participaram das filmagens estarão presentes no evento. O videodocumentário é uma realização do Brasil Mais com o patrocínio do Consulado-Geral do Brasil em Miami.

“Nosso objetivo foi mostrar que, apesar da força da música brasileira no exterior, os músicos brasileiros só garantem espaço neste disputado mercado com muita perseverança, criatividade, profissionalismo e, é claro, talento”, conta o jornalista Carlos Wesley, que entrevistou artistas de diferentes vertentes e gêneros musicais, como bossa nova, chorinho e samba, por exemplo.

A cooperação entre o Brasil Mais e o Consulado-Geral do Brasil em Miami é um dos aspectos da política de promoção no exterior da cultura brasileira. Além do videodocumentário sobre os músicos, a parceria rendeu ainda dois outros trabalhos: ‘Capoeira, Patrimônio Cultural Brasileiro’ e ‘O Ensino do Português Ganha Força’.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo