Histórico

Música, um grande remédio

Brazilian Voices lança curso para ampliar programa Arts & Healing no sul da Flórida

O sucesso do programa ‘Arts & Healing’, do Brazilian Voices, já ultrapassou fronteiras. As diretoras do grupo vocal do sul da Flórida participaram recentemente de uma entrevista na rádio CBN, transmitida para todo o Brasil, sobre o uso da música brasileira em hospitais e outras instituições em prol da cura e do bem estar de pessoas que sofrem de doenças como derrame cerebral, mal de Parkinson e até câncer. A ideia foi colocada em prática há dois anos, com visitas a clínicas e hospitais da região, onde as cantoras do grupo costumam transportar a suavidade da Bossa Nova dos palcos para os quartos dos pacientes em canções que inspiram tranquilidade, alegria e esperança.

Só que agora o Brazilian Voices sentiu a necessidade de expandir o programa, com o objetivo de prestar solidariedade a um público maior e, com isso, transformar ainda mais vidas. Para tanto, o grupo está lançando um curso no qual as cantoras interessadas poderão se ambientar melhor com os diversos aspectos da iniciativa. “Queremos aprimorar os conceitos junto às participantes e estruturar melhor as performances nos hospitais, centros de tratamento e instituições”, explicou Marpessa Quintar-DeMoraes, psicóloga formada pela Universidade de Belgrano na Argentina e pedagoga formada pela Nova Southeastern University.

Foi ela uma das responsáveis pela implantação do Arts & Healing, ao lado de Marize Casaes, formada em Naturopatia e Astrologia. As duas sabem bem do poder terapêutico que as canções podem produzir nos pacientes e estão dedicadas ao processo de humanização dos hospitais. Nas apresentações, o Brazilian Voices será representado apenas por uma parcela das vozes, ou seja, no máximo 15 cantoras, que serão sempre acompanhadas pelo piano de Beatriz Malnic. “Nosso objetivo é atingir o coração e a alma dos nossos ouvintes e, através de nossas vozes e melodias, aliviar um pouco a dor que eles sentem”, resume Marpessa.

 A seguir, alguns temas dos seis encontros previstos para o curso:

– Repertório musical.
– O poder da música, som, ritmo e letras.
– Atividades e simulações, visando o desenvolvimento de estratégias na solução de problemas.
– Criatividade e Improvisação
– Explorando modalidades de cura
– Os benefícios da música.
– Diálogo em grupos
Mais informações no site do grupo (www.brazilianvoices.org).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo