Estados Unidos Manchete

Nancy Pelosi afirma que Congresso não vai liberar dinheiro para construção do muro

Por outro lado, Trump afirma que ‘Pelosi vai implorar pelo muro’

Presidente Donald Trump e a presidente da Câmara dos Representantes Nancy Pelosi discordam da questão da construção do muro
Presidente Donald Trump e a presidente da Câmara dos Representantes Nancy Pelosi discordam da questão da construção do muro

A presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, do Partido Democrata, foi categórica em afirmar nesta quinta-feira (31) que não vai haver nenhum dinheiro por parte do Congresso para a construção do muro na fronteira com o México. O impasse deixou o governo fechado por 35 dias, funcionários federais sem receber e gerou muita confusão entre dezembro e janeiro. O presidente Trump reabriu o governo na sexta-feira (25) com a promessa de que em fevereiro volta a discutir o assunto.

“Não tem nenhum dinheiro para a construção do muro no Congresso”, disse Pelosi acrescentando que o reforço na segurança nas fronteiras, no entanto, estará na mesa para negociações.

O presidente Trump em resposta ao comentário de Nancy Pelosi a jornalistas disse que ela está “jogando” com sua demanda para a construção do muro e não espera que o Congresso chegue a um acordo para a construção do muro. “Ela está jogando. Se não tem muro, não vai funcionar”

O presidente ainda acrescentou que Pelosi vai ‘implorar’ para a construção do muro à medida que mais caravanas de imigrantes chegarem à fronteira dos EUA com o México.

“Teremos tanta gente entrando ilegalmente no nosso País que Nancy Pelosi vai implorar pela construção do muro”, disse Trump durante evento na Casa Branca.

A divergência entre o líder Republicano e a líder Democrata mostra que esse assunto ainda vai dar muito pano para a manga. Vale lembrar que em duas semanas se não houver acordo o governo poderá ser fechado novamente.

Declaração de emergência

A CNN já declarou que a Casa Branca está trabalhando nos bastidores em um plano emergencial com fundos próprios do governo federal para a construção do muro, caso o Congresso não libere os $5.7 bilhões em recursos para a construção do muro.

Segundo Trump, ele teria o direito constitucional de alocar recursos dentro do próprio governo para erguer o muro. Esse dinheiro viria do Tesouro, do Pentágono e do Departamento de Homeland Security.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo