Histórico

Nancy Pelosi critica Comunidades Seguras

Líder dos democratas na Câmara dos Deputados diz que o presidente pode e deve deter a deportação de indocumentados com raízes nos EUA

Nancy Pelosi considerou que deportar indocumentados que não cometeram delitos graves, algo que está ocorrendo atualmente com o programa Comunidades Seguras, é “um desperdício do dinheiro dos contribuintes”.

“Entendo ser este um programa projetado com um propósito específico, capturar delinquentes perigosos”, afirmou Pelosi recentemente. “Porém, a aplicação disto vem extrapolando, embora o governo negue. Sabemos o que está acontecendo nas comunidades”.

Ela crê ser possível o presidente Barack Obama suspender a deportação de jovens estudantes e outros indocumentados que vivem nos Estados Unidos há muito tempo.”Não sou uma especialista em leis, mas creio que o presidente pode ordenar a suspensão de deportação dos jovens ‘dreamers’ e outros que, por exemplo, estejam casados com cidadãos ou residentes legais”, sugeriu Pelosi. ”

Essa é mais uma importante voz a se juntar aos críticos do Comunidades Seguras, programa que se expandiu consideravelmente no governo Obama e provocou a deportação de milhares de imigrantes, alguns com antecedentes criminais, mas a maioria sem nenhum delito ou com pequenas infrações.

O Comunidades Seguras funciona quando um imigrante sem documentos legais é detido por qualquer razão e fichado numa delegacia local: imediatamente suas impressões digitais são enviadas via computador à base de dados federais: imigratórias e criminais. Se descobrirem que a pessoa não possui papéis, as autoridades imigratórias são alertadas.

Para evitar esse terror, Pelosi revelou que a reforma imigratória integral seria a maneira ideal, mas reconheceu “não ser possível aprová-la com a atual Câmara de Deputados”, controlada pelos parlamentares republicanos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo