Local

Não envie texto enquanto estiver dirigindo

Desde 1º de janeiro, quem estiver com celular na mão pode ser multado

As campanhas de esclarecimento alertam sobre os riscos de enviar textos enquanto estiver dirigindo um veículo (Foto: Reprodução)
As campanhas de esclarecimento alertam sobre os riscos de enviar textos enquanto estiver dirigindo um veículo (Foto: Reprodução)

DA REDAÇÃO – Dirigir e enviar texto passou a ser um delito sério na Flórida a partir do primeiro dia de 2020. Após um período de adaptação, iniciado em 1º de julho de 2019, os policiais estão autorizados a multar os motoristas que estiverem dirigindo e enviando ou lendo mensagens em seus celulares.

O que consistia apenas de uma advertência converteu-se em delito “primário”, passível de multa, conforme consta na nova lei (HB 107). Agora que esta nova regra entrou em vigor, enviar textos – mensagens, e-mails ou outras formas de escrever em um dispositivo móvel – os policiais podem parar os suspeitos e aplicar multas. O infrator primário terá de pagar $30 mais os custos judiciais e os honorários do tribunal, elevando o custo para $108.16. A multa aumenta para $60 e $158.18 para os reincidentes.

Também se tornou ilegal usar telefone celular segurando-o com uma das mãos enquanto estiver dirigindo um veículo motorizado em cruzamentos escolares, zona escolar ou em área de construção. O uso de Bluetooth ou fones de ouvido está liberado porque o motorista pode segurar o volante com as duas mãos.

A lei permite, porém, aos motoristas enviar mensagens de texto quando o veículo está aguardando a abertura de um semáforo ou parado em algum local. Pessoal de primeiros socorros e veículos de emergência também estão isentos de multas.

O Departamento de Segurança nas Estradas e Veículos Motorizados da Flórida revelou que mais de 170 acidentes foram causados por pessoas que enviaram mensagens de texto enquanto estavam dirigindo em 2018. O Conselho Nacional de Segurança informa que o uso de telefones celulares enquanto se dirige provocou 1.6 milhão de acidentes anualmente e quase 390 mil lesões ocorrem a cada ano em consequência de mensagens de texto, configurando um em cada quatro acidentes registrados nos Estados Unidos.

Enviar mensagens de texto enquanto se dirige é seis vezes mais provável de ocorrer do que quando se dirige embriagado, pois responder a um texto elimina a atenção total durante cinco segundos. O problema agrava-se entre os jovens. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo