Histórico

Não há problemas na economia brasileira, diz ministro da Fazenda

Diante das perspectivas negativas sobre o desempenho da economia brasileira, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que não há “nada de problemático”, já que o país conta com “inúmeras vantagens”. A afirmação foi feita por Levy na segunda-feira (23).

“Não há nada de problemático na economia brasileira. Ainda há inúmeras vantagens no país, como nosso capital humano. Temos certeza de que temos condições de fazer essa reengenharia da nossa economia sem grande dificuldade. No ano passado, o governo fez alguns ajustes em programas de transferência, e atacou situações em que havia distorções para garantir sua efetividade conhecida pela população”, afirmou o ministro em referência às mudanças nos programas de seguro desemprego.

Levy afirmou que o governo deve criar sustentação para um crescimento baseado no capital humano e na capacidade de poupança.

Para o ministro, o Brasil está em condições de competir “melhor do que no passado”. “Nos últimos 15 anos, os empresários com quem converso são unânimes em falar sobre o dinamismo da economia. Temos uma geração mais bem preparada. Todo mundo praticamente está dentro da economia de mercado”.

Em contraponto, economista americano diz à Time que Brasil está ‘à beira do abismo’
Em texto publicado no site da revista Time, o analista Ian Bremmer, presidente da Eurasia, uma das maiores consultorias políticas do mundo, diz que o Brasil vive uma “tempestade negativa perfeita” e elenca cinco motivos pelos quais “o futuro do país é sombrio”.

Sob o título “5 razões pelas quais o Brasil se aproxima do abismo”, Bremmer, que também é professor da New York University, atribui as dificuldades do país principalmente às denúncias de corrupção, à queda de popularidade da presidente Dilma e à seca prolongada.

“No Brasil, a corrupção endêmica é um lugar comum: pagar propinas é uma prática arraigada entre quem precisa de licenças ou quer angariar favores com os órgãos regulatórios”, diz o texto. ?

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo