Histórico

Napolitano elogia o projeto de reforma imigratória porque aborda a segurança

A secretária de Segurança Nacional enfatizou o projeto de lei como abrangente

Napolitano elogia o projeto de reforma imigratória porque aborda a segurança

DA REDAÇÃO COM EFE — A secretária de Segurança Nacional dos EUA, Janet Napolitano, defendeu nesta quarta-feira (8) o rascunho da reforma imigratória que está tramitando no Senado, por incluir medidas para melhorar a segurança na fronteira com o México.

Napolitano destacou entre essas medidas um aumento do controle nos postos da fronteira, especialmente para a entrada de caminhões, um reforço das medidas de comprovação do status legal na contratação de empregados e uma melhoria nos programas de isenção de vistos.

“Não é só um projeto de lei sobre imigração, também é sobre segurança”, observou Napolitano em sua participação na 43ª Conferência Anual das Américas em Washington, na qual assegurou que, caso seja aprovada a reforma, seu departamento poderá dedicar mais recursos na luta contra o tráfico de pessoas.

“Estamos no início de um longo caminho. Foi apresentado um projeto bastante alinhado com os princípios defendidos pelo presidente”, disse Napolitano.

Apesar de destacar o “fortalecimento” das relações de segurança entre EUA e México, a secretária de Segurança Nacional disse que o grande desafio é obter mais colaboração fronteiriça.

“Devemos melhorar as medidas na fronteira para, por exemplo, evitar duplicidades através do compartilhamento de informações. Veremos melhoras neste sentido”, garantiu a secretária de Segurança Nacional, que apostou no aprimoramento dos aparatos tecnológicos em vez de aumentar as patrulhas de segurança na fronteira.

Napolitano, com bastante experiência em questões imigratórias adquirida durante sua época como governadora do Arizona, destacou, ainda na imigração, a cibersegurança como o outro grande desafio do futuro: “É extraordinariamente complicado. É um campo muito preocupante e ativo”, afirmou.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo