Antonio Tozzi Esportes

NBA edição 2016/2017 dá a largada

Os fãs do melhor basquete do mundo têm motivos para festejar. Na terça-feira (25), a principal liga de basquete do planeta abriu com três partidas envolvendo os atuais campeões e vice da NBA, respectivamente Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors. O Miami Heat estreou na quarta-feira (26) enfrentando o Orlando Magic no clássico da Flórida. Como sempre, será uma temporada desgastante porque cada equipe fará 82 partidas somente pela temporada regular. Os que se classificarem para os playoffs ainda disputarão muito mais jogos, e os times que chegam à final podem fazer mais de 100 partidas.

Na estreia, o craque LeBron James manteve seu alto nível e abriu a temporada com um triple-double – 19 pontos, 11 rebotes e 14 assistências – e comandou a vitória do Cleveland Cavaliers sobre o New York Knicks pelo placar de 117 a 88, com auxílio dos outros dois integrantes do Big Three (Kyrie Irving marcou 29 pontos e Jevin Love anotou 23 pontos). Isto já demonstra a sede do time de Ohio em buscar o bicampeonato da franquia no dia em que seus jogadores e comissão técnica receberam os anéis pela conquista do título da NBA na temporada passada.

Nem mesmo a boa estreia de Kevin Durant no Golden State Warriors foi suficiente para evitar a derrota em casa para a forte equipe do San Antonio Spurs. Estas duas equipes, alias, vêm sendo apontadas como as prováveis finalistas para fazer a final da Conferência Oeste nesta temporada. Do lado do time da Califórnia, os destaques foram Kevind Durant com 27 pontos e 10 rebotes, Stephen Curry (último MVP da NBA) com 26 pontos e Draymond Green com 18 pontos e 12 rebotes. Já o time do Texas teve como destaques Kahwi Leonard com 35 pontos pontos, LaMarcus Aldridge com 26 pontos e 14 rebotes e Jonathon Simmons que saiu do banco e anotou 20 pontos. Na outra partida da rodada de abertura, o Portland Trailblazers derrotou o Utah Jazz por 113 a 104, com o armador Damian Lillard marcando 39 pontos.

ϒ Miami Heat estreia com vitória

O Miami Heat estreou na temporada 2016/2017 com uma boa vitória sobre o Orlando Magic fora de casa pelo placar de 108 a 96, na quarta-feira (26). Com boas atuações de Hassan Whiteside (18 pontos, 14 reboters), Goran Dragic (16 pontos, 6 assistências e 6 rebotes) e Justise Winslow (15 pontos, 8 rebotes) – os principais jogadores do elenco -, o time do Sul da Flórida bateu a equipe da Flórida Central sem maiores problemas e contou com um bom terceiro quarto para vencer o clássico da Flórida. Apesar da vitória, o Miami Heat não deve ser um dos fortes candidatos ao título este ano, após ter perdido Dwayne Wade para o Chicago Bulls e não permitir que Chris Bosh jogue profissionalmente em razão de seu precário estado físico. O time joga em casa na sexta-feira (28) contra o Charlotte Hornets na reabertura do American Airlines Arena para eventos esportivos.

ϒ Grêmio surpreende Cruzeiro no Mineirão

Maiores vencedores da Copa do Brasil, com quatro títulos cada um, Cruzeiro e Grêmio iniciaram na noite de quarta-feira (26) o primeiro duelo que vale uma vaga para a final da edição 2016. Mineirão cheio, retrospecto positivo e boa fase do time. Os ingredientes eram os melhores possíveis para o time da casa. Mas dentro de campo os anfitriões levaram um balde de água fria e sofreram, com justiça, uma derrota por 2 a 0. Com o resultado, o Tricolor poderá perder por um gol de diferença no jogo da volta que ainda sim terá garantida sua classificação para tentar buscar o pentacampeonato do torneio. Se o Grêmio perder por 2 a 0 a decisão vai para os pênaltis. Para avançar, o Cruzeiro precisará vencer por três gols de diferença ou por dois desde que faça três ou mais gols (3 a 1, 4 a 2…).  A partida de volta está marcada para a próxima quarta-feira (2 de novembro), em Porto Alegre. No duelo da outra chave, o Atlético-MG derrotou o Internacional no Beira-Rio. Os responsáveis por deixarem o Grêmio em situação bem confortável na Copa do Brasil foram Luan e Douglas. O primeiro marcou um golaço de cobertura no primeiro tempo. O segundo aproveitou a falha adversária e matou o jogo na etapa final. As duas equipes entram em campo no sábado (29) pelo Campeonato Brasileiro. O Grêmio enfrenta o Figueirense no Estádio Orlando Scarpelli em Florianópolis e o Cruzeiro também joga como visitante em difícil confronto contra o Atlético Paranaense na Arena da Baixada, em Curitiba.

ϒ Galo bica Inter no Beira-Rio e leva vantagem para Minas

O Atlético-MG está com um pé na final da Copa do Brasil. Na quarta-feira (26), o time de Marcelo Oliveira largou na frente, mas passou a ser dominado, levou o empate e esteve até perto de tomar a virada do time misto do Inter. Mas aos 44 minutos do segundo tempo, Lucas Pratto garantiu a vitória por 2 a 1. Os dois times voltam a se enfrentar na quarta-feira da semana que vem (dia 2), no estádio Independência, em Belo Horizonte. O Atlético-MG avança com empate e até mesmo derrota por 1 a 0. Se acabar 2 a 1 para os colorados, a decisão vai para os pênaltis. Para ir à decisão, o Inter precisará ganhar por dois gols de diferença ou por um desde que faça três ou mais gols (3 a 2, 4 a 3…). No sábado, as equipes jogam a 33ª rodada do Brasileirão. O Inter, que ainda luta para não cair, recebe o Santa Cruz e o Atlético-MG (terceiro colocado) encara o Flamengo (vice-líder) em um choque importante para a decisão do título. O nome do jogo foi o argentino Lucas Pratto. Ele foi o autor da assistência para o primeiro gol do Galo, marcado por Otero. No final, ele completou um contra-ataque bem organizado do Atlético-MG que envolveu Casares, Luan e Pratto. William, cobrando pênalti, fez o gol do Internacional.

ϒ Chape faz história na Copa Sul-Americana

Que bela noite viveram os chapecoenses na quarta-feira. A torcida alviverde foi convocada e correspondeu. Fez uma bela festa na hora da recepção do time e empurrou os jogadores durante o embate. Funcionou. No duelo da volta pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, a Chapecoense foi para cima, não deixou o Junior de Barranquilla respirar e venceu por 3 a 0 (gols de Ananias, Gil e Thiego).  Assim, acabou com vantagem dos colombianos e, principalmente, garantiu a inédita participação na semifinal da competição internacional. Com a classificação, o time verde e branco espera o vencedor do confronto entre San Lorenzo e Palestino para a semifinal. As partidas da próxima fase serão nas semanas dos dias 2 e 23 de novembro. Antes, a Chape se volta para o Campeonato Brasileiro, onde encara o Corinthians neste sábado, fora de casa. No Colombiano, o Rojiblanco duela com o Envigado, no domingo.

ϒ Coritiba perde para o campeão da Libertadores e é eliminado

Carrasco do São Paulo na Copa Libertadores com quatro gols nas semifinais, o atacante Miguel Borja, de 23 anos, voltou a aprontar diante de um time brasileiro. A vítima da vez foi o Coritiba, que levou três gols do colombiano – um deles uma pintura –, perdeu do Atletico Nacional por 3 a 1 em Medellín, na noite de quarta-feira (26), e acabou eliminado da Sul-Americana. O adversário do Atletico Nacional na semifinal será o Cerro Porteño, do Paraguai, que na eliminou o Independiente Medellín no Defensores del Chaco. Depois do empate por 1 a 1 no jogo de ida, no Couto Pereira, o Coritiba precisava de uma vitória simples na Colômbia – ou empate por mais de dois gols – para seguir vivo na competição. Chegou a abrir o placar com um golaço de falta do venezuelano González, ainda no primeiro tempo, mas Borja chamou a responsabilidade na etapa final e decidiu o duelo.

ϒ Fim de uma maldição na MLB

Os finalistas da World Series da Major League Baseball (MLB) são dois times considerados vítimas de uma “maldição”. De um lado, Indians Cleveland, cujo último título remonta a 1948. Do outro, o Chicago Cubs que não tem mais nenhuma testemunha de sua última conquista. Afinal, a equipe da Cidade dos Ventos foi campeã pela última vez em 1908. Pois bem, após os jogos da final o beisebol americano terá um novo campeão que deixará sua torcida respirar com alívio e entrar em êxtase. Caso cada equipe vença três jogos, a partida final será disputada em Cleveland, Ohio, no dia 2 de novembro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo