Histórico

Newark aprova ID para imigrantes indocumentados

Prefeito Ras Baraka assina lei que autoriza emissão de nova carteira de identidade para todos os residentes da cidade, independente do staus imigratório

Newark aprova ID para imigrantes indocumentados

DA REDAÇÃO (com Agências) – A cidade de Newark, em New Jersey, deu um passo por conta própria no sentido de facilitar a vida dos milhares de imigrantes indocumentados que vivem por lá. Na semana passada, o prefeito da cidade, Ras Baraka, assinou uma lei aprovada pela Câmara Municipal que garante a carteira de identidade para todos os residentes, independente de seu status imigratório.

Newark tem mais de 300 mil habitantes e possui uma das três maiores concentrações de imigrantes brasileiros nos Estados Unidos, junto com Miami e Boston. A cidade segue os passos da vizinha e muito maior New York, que lançou um programa semelhante em janeiro.

Os programas voltados para transformar indocumentados em documentados é um esforço de líderes Democratas por todo país. O objetivo é encorajar as comunidades a mostrarem a cara e interagirem com as agências municipais. Os programas também demonstram apoio às ordens executivas do presidente Obama, bloqueadas por uma coalizão de 26 estados Republicanos.

DIVULGAÇÃO
Prefeito Ras Baraka assina lei que autoriza emissão de nova carteira de identidade

Prefeito de Newark Ras Baraka

As carteiras de identidade de Newark servem como prova de residência e permitem o acesso às agências municipais, escolas e centros culturais, disse o governo do município. Elas estarão disponíveis para todos os moradores maiores de 14 anos.

Os residentes que não possuem outra forma de identificação poderão usar a nova carteira para interagir com a polícia e abrir contas em bancos. No dia 1º será lançada uma versão piloto para o programa, voltada para funcionários municipais, e no mês seguinte a prefeitura espera que o programa já esteja ampliado para todos os residentes.

A carteira vai custar $15 para adultos e $7 para crianças, idosos e veteranos de guerra, segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura. As carteiras poderão ser concedidas grautitamente para os sem-teto com problemas financeiros.

A inciativa da prefeitura de Newark segue as de outras várias cidades americanas, como New York, San Francisco, Los Angeles, Washington e New Haven. Na Califórnia, um dos estados com maior número de indocumentados no país a emissão de carteiras de motorista para esse grupo de imigrantes começou em fevereiro. Outros estados, como Colorado, Illinois, Maryland e Utah, também emitem habilitações para imigrantes indocumentados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo