Histórico

Nordeste do Brasil tem 56 cidades em estado de “colapso hídrico”

Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, disse que número pode ser ainda maior, chegando a 105 cidades; racionamentos já ocorrem

DA REDAÇÃO (com G1) – O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, afirmou na quarta-feira (1º) que 56 cidades no Nordeste estão em situação de “colapso” no abastecimento de água. Ele participou de uma entrevista coletiva com demais representantes do governo para apresentar dados sobre os reservatórios e a segurança hídrica no país, principalmente nas regiões mais críticas, Nordeste e Sudeste, após o período das chuvas. Segundo os dados apresentados, mesmo após as chuvas, a situação dos reservatórios nessas regiões ainda é crítica.

Ao falar especificamente sobre o Nordeste, Occhi disse que há racionamento no fornecimento de energia nos municípios em colapso e em, algumas cidades, a população tem serviço de abastecimento de água a cada 15 dias.

Inicialmente, ele havia dito que cerca de 100 cidades estavam em situação de “colapso” hídrico. Questionado sobre os detalhes, o ministro informou que, na realidade, 56 cidades do Nordeste estão nessa situação. No entanto, segundo ele, o governo está fazendo um levantamento e o número de cidades em colapso no fornecimento de água, nas contas do ministro, pode subir para 105.

“Identificamos 56 cidades que hoje estão em colapso, sendo atendidas pelas prefeituras ou pelos governos estaduais. Nenhuma dessas é atendida pelo governo federal, mas como a situação está se ampliando, o governo federal pediu um levantamento e nós podemos chegar, dentro de uma avaliação, ao número de 105 cidades que estão ou poderão estar `em colapso`”, afirmou.

“As chuvas passaram seu período de maior intensidade, temos uma permanente preocupação com região Nordeste, por conta da escassez hídrica”, continuou Occhi. Ele afirmou que entre 6,5 mil e 7 mil carros-pipa têm fornecido água para as cidades da região.

Para o governo, a situação nos reservatórios do Nordeste e do Sudeste, mesmo após o período de chuvas, ainda é crítica. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, chamou a atenção para a necessidade de a população economizar água. “As pessoas têm que ter a consciência de que o fato de ter chovido muito, mesmo entrando no período do inverno, ainda há o desafio de recuperar os reservatórios, porque o que choveu não foi suficiente para recuperar os reservatórios”, ponderou ela.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo