Histórico

Nova gripe mata brasileiro em Massachusetts

Caso preocupa autoridades, pois Elton Barbosa não tinha outros problemas de saúde

É um capixaba, de apenas 26 anos de idade, a mais nova vítima fatal da nova gripe nos Estados Unidos: Elton Barbosa morreu na semana passada em Massachusetts e o caso dele preocupa as autoridades médicas americanas, já que o rapaz aparentemente não tinha outros problemas de saúde quando contraiu o vírus H1N1. A morte do brasileiro é a 11ª registrada naquele estado e a 447ª no país.

Elton morava há quatro anos em Martha’s Vineyard, uma pequena ilha ao sul de Cape Cod, mais conhecida pelas suas mansões de veraneios que costumam abrigar até presidentes da república. Natural de Vitória (Espírito Santo), ele trabalhava como pintor de paredes e era casado. A viúva, Patrícia, revelou a amigos que pretende enviar o corpo do marido para ser enterrado no Brasil.

Antes de morrer, na sexta-feira passada (14 de agosto), Elton ficou internado cerca de dez dias num hospital de Boston. Para o comissário John Auerbach, autoridade na área de saúde, o óbito serve como alerta para a população sobre os perigos da nova gripe e a necessidade de nos precavermos para evitar a sua propagação. “Qualquer morte causada por esta doença representa uma tragédia, ainda mais quando se trata de um jovem”, acrescentou Auerbach.

O caso de Elton não é o primeiro relacionado à gripe suína e alguém da comunidade brasileira na América. Em maio deste ano, Caitlin Huber, natural de Fortaleza (Ceará), mas que morava desde os três meses de vida nos EUA, faleceu em Chicago, no estado de Illinois, aos 20 anos de idade. Ela estava grávida de seis meses e tinha um problema respiratório crônico, antes mesmo de contrair o vírus H1N1.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo