Histórico

Nova política de migração entre EUA e Cuba será definida em 2010

Os governos dos Estados Unidos e de Cuba marcaram para fevereiro uma nova rodada de negociações sobre migração entre os dois países. O encontro tem o objetivo de impedir a imigração ilegal da ilha para os Estados Unidos e de e promover, além disso, uma “imigração segura, legal e ordenada”, segundo o departamento de Estado americano.

Essas reuniões eram realizadas periodicamente entre 1994 e 2003, quando foram canceladas pela administração de George W. Bush. As negociações pretendem seguir os acordos bilaterais de 1994 e 1995, que criaram instrumentos para evitar o êxodo em massa de cubanos que se aventuraram em pequenas e improvisadas balsas rumo aos Estados Unidos.

Os primeiros passos para uma reaproximação entre a Ilha e a América foram dados pelo presidente Barack Obama, logo após sua posse e prontamentes aceitos pelo presidente Raul Castro. As recentes declarações do ex-líder Fidel Castro sobre o presidente dos EUA – de que ele seria “falso” – não vão atrapalhar as negociações, que interessam aos dois países.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo