Novas leis podem causar a perda do green card em casos banais

Imigrantes têm que tomar cuidado para evitar problemas, como erros na declaração do imposto de renda

0
17919
green card
Imigrantes não terão mais que provar que possuem recursos para o sustento como exigência para o green card

DA REDAÇÃO – O USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos) instituiu novas regras que intensificaram as punições para os imigrantes que possuem o green card e ainda não aplicaram para a cidadania americana. Em alguns casos, os erros – intencionais ou não – em situações antes consideradas banais podem resultar agora até em deportações. Por conta disso, os advogados de imigração têm alertado seus clientes para prestar extrema atenção às leis recém-apresentadas e que entrarão em vigor este ano.

O processo de naturalização pode ser longo e trabalhoso para inúmeros imigrantes, mas vale a pena. O green card deve ser renovado a cada 10 anos e alguns portadores do documento precisam adotar certas medidas para que o objetivo de adquirir a cidadania dos EUA não vá por água abaixo por conta de pequenos deslizes, que podem ser interpretados como abandono do status de residência permanente.

Uma das mudanças na lei, por exemplo, é em relação à declaração de impostos: se o portador de green card não cumprir com a obrigação fiscal junto ao IRS e autoridades estaduais do imposto de renda, ou omitir parte da renda recebida, corre o risco de não ter a residência permanente renovada e, assim, perder o acesso à cidadania. De acordo com um memorando da agência federal, uma pessoa pode ser deportada se houver evidência de “fraude ou deturpação intencional em conexão com qualquer assunto ou aplicação oficial perante uma agência governamental.”

Outra situação é a mudança para outro país com a intenção de morar lá permanentemente, ou mesmo ficar no Exterior por um período prolongado, sem prova de que a viagem é para uma visita de curto prazo. O green card é cancelado automaticamente se as viagens internacionais durarem mais de 1 ano ou se os imigrantes se estabelecerem em outro país. Nos dois casos, o USCIS recomenda solicitar permissão para entrar novamente nos Estados Unidos.

Para os homens com idade entre 18 e 25 anos, o fato de não se alistarem no Sistema de Serviço Seletivo das Forças Armadas dos EUA deve ser um problema. A residência permanente também pode agora ser cancelada em uma ocorrência de um crime grave, incluindo aí a direção sob a influência de álcool ou drogas.

Ou seja, mesmo um simples erro não poderá ser usado mais como desculpa. Daí a importância de requisitar sempre os serviços de um profissional qualificado.