Histórico

Novas regras de entrada nos EUA

A partir de janeiro de 2007 cidadãos norte-americanos, mexicanos e canadenses terão que apresentar um passaporte ou outro documento aprovado para entrar nos Estados Unidos quando chegarem por ar da América do Sul, do Norte ou Central, assim como do Caribe, disse na quarta-feira o governo dos EUA.

A nova regra, que também abrange Bermuda, entrará em vigor no dia 23 de janeiro de 2007.

Anteriormente, cidadãos norte-americanos e canadenses podiam entrar nos Estados Unidos vindo de certos países se apresentassem um documento de identificação como certidão de nascimento ou carteira de motorista. Alguns mexicanos também podiam entrar sem o passaporte se tivessem um cartão especial para cruzar a fronteira.

“A habilidade de usar de maneira errada os documentos de viagem para entrar neste país abre as portes para que um terrorista realize um ataque”, disse em comunicado o secretário de Segurança Interna, Micahel Chertoff.

“Não podemos continuar permitindo buracos que possam facilitar o acesso aos Estados Unidos através de reclamações falsas de cidadania ou identidades falsas”.

Chertoff disse que a nova iniciativa fortalece a segurança de fronteira ao designar documentos seguros e verificáveis que podem ser usados em pontos de entrada em aeroportos.

O comunicado dizia que há mais de 8 mil entidades estatais e locais diferentes nos Estados Unidos que emitem certidões de nascimento e carteiras de motoristas, e que é difícil verificar rapidamente a autenticidade dos documentos.

Uma segunda etapa do programa será implementada até 1o de janeiro de 2008, exigindo documentos similares para cidadãos americanos que viajam no hemisfério ocidental por terra ou mar.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo