Histórico

Novas regras de ortografia já estão em vigor

Brasil é o primeiro a adotar mudanças na padronização da língua portuguesa

O Brasil é o primeiro membro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa a adotar oficialmente a nova grafia, em vigor desde 1º de janeiro de 2009. Firmado em 1990, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa traz alterações significativas na acentuação de algumas palavras e no uso do hífen e, além disso, extingue o trema. As mudanças vão afetar ainda Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste. O objetivo é a padronização da língua.

Os brasileiros devem começar a se acostumar a escrever em português com base nas novas regras. A mudança será gradual e, até 2012, as duas formas de grafia serão aceitas. Portanto, ninguém deve estranhar ao ler “assembleia” escrita sem acento ou mesmo “guardachuva” sem o hífen; por outro lado, “micro-ondas” ganhou o hífen que antes não possuía e “tranquilo” perdeu o trema.

Apesar da confusão inicial, especialistas acreditam que não será difícil a adaptação às novas regras. Para Carlos Alberto Faraco, doutor em linguística e professor universitário, os brasileiros já não usavam o trema, por exemplo. No Brasil as alterações atingem aproximadamente 0,5% das palavras, enquanto que nos outros países que adotam a ortografia de Portugal o percentual é de 1,6%.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo