Imigração Notícias

Nove mortos e dezenas de migrantes resgatados do Rio Grande em perigosa travessia entre EUA e México

Dias de chuva forte causaram correntes perigosas no rio em uma área onde as pessoas frequentemente cruzam para o Texas

CBP disse ter descoberto mais de 200 corpos no setor de Del Rio de outubro a julho (Foto: texastribune.org)
Imigrantes no setor de Del Rio, Texas (Foto: texastribune.org)

Pelo menos nove pessoas foram encontradas mortas no Rio Grande ao tentar uma travessia perigosa no Texas, disseram autoridades no sábado (3).

A descoberta foi feita pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) e autoridades mexicanas na quinta-feira (1), ao responder a um grande número de pessoas que tentavam migrar pelo rio perto da cidade de Eagle Pass.

Agentes da CBP dos EUA recuperaram seis corpos, enquanto equipes mexicanas recuperaram outros três, de acordo com um comunicado do CBP atualizado no sábado (3).

A agência disse que equipes americanas resgataram 37 pessoas do rio e detiveram outras 16, enquanto autoridades mexicanas levaram 39 pessoas sob custódia. Autoridades de ambos os lados da fronteira continuam procurando possíveis vítimas, disse o CBP.

Dias de chuva forte na região de Big Bend resultaram em correntes rápidas no Rio Grande.

O setor Del Rio da Patrulha de Fronteira, que inclui o Eagle Pass, tem sido especialmente perigoso porque as correntes do rio podem mudar rapidamente. A área atrai pessoas de dezenas de países, muitos deles famílias com crianças pequenas. Atravessar o rio pode ser um desafio mesmo para nadadores fortes.

Em um comunicado à imprensa no mês passado, o CBP disse ter descoberto mais de 200 corpos no setor de Del Rio de outubro a julho. O setor Del Rio se estende por 395 km ao longo do Rio Grande.

Pesquisas da Organização Internacional para as Migrações da ONU e outras apontam para o aumento das mortes à medida que o número de tentativas de travessia aumentou. Nas últimas três décadas, milhares morreram tentando entrar nos Estados Unidos vindos do México, muitas vezes por desidratação ou afogamento.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo