Novo embaixador do Brasil vai discutir álcool com subsecretário dos EUA

0
623

O novo embaixador do Brasil nos EUA, Antônio Patriota, afirmou que vai discutir a promoção do etano e biocombustíveis com o subsecretário de Estado dos EUA para Assuntos Políticos, Nicholas Burns, em um encontro agendado para o princípio de fevereiro, no Brasil.

Segundo Patriota, será seu último compromisso como Subsecretário-geral de Assuntos Políticos do Ministério das Relações Exteriores. Burns é considerado como o “número 2” do Departamento de Estado americano.

“Será o meu último compromisso aqui com subsecretário. Ele `Burns` também é um grande entusiasta da aproximação com o Brasil, estando o etanol e o biocombustível no centro dessa aproximação”, afirmou ele, após participar de encontro com empresários, na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

A promoção do etanol ainda será objeto de uma discussão entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos, Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush, em um encontro previsto para este semestre, em Washington.

Brasil e EUA são os dois principais produtores mundiais de etanol, com cerca de 16 bilhões de litros anuais cada um. Em dezembro de 2006, ambos os países assinaram um tratado para promover o etanol como alternativa ao petróleo no continente americano.