Histórico

Novo jogo para celular consiste em atravessar imigrantes pela fronteira

Antes mesmo de ser lançado, o jogo ‘Smuggle Truck: Operation Immigration’ está causando polêmica. O aplicativo, que estaria disponível no mês que vem mas agora periga ser abortado pela empresa Owlchemy Labs, consiste em atravessar a fronteira americana com um caminhão repleto de indocumentados, tentando evitar que eles caiam da caçamba do veículo.

Criada por iniciativa de dois jovens que vivem em Boston “um deles de família imigrante da Turquia”, a diversão não foi bem recebida por ativistas. “O problema da imigração ilegal não é um jogo e as mortes na fronteira também não o são”, disse Jorge-Mario Cabrera, diretor da Coalizão Pró-Direitos Humanos do Imigrante. A maioria dos críticos tem ocupado as listas de discussões de sites especializados em entretenimento, argumentando que aplicativos para celular como este não são produtivos e mexem em feridas não cicatrizadas. A polêmica é tamanha que a empresa decidiu analisar melhor a situação antes do lançamento.

Os criadores rebatem as críticas dizendo que o objetivo do jogo é chamar a atenção para o problema. “Nossos amigos que atravessaram a fronteira foram a inspiração”, disseram, acrescentando que esta é uma boa forma de mostrar os impedimentos do sistema migratório americano é criticá-lo em um jogo satírico interativo.

No ano passado, um outro game também irritou os ativistas, mas na Espanha: ‘Resgate’ foi idealizado pelo Partido Popular da Catalunha durante a campanha eleitoral e cada jogador tinha como objetivo eliminar imigrantes que “criam problemas”. Depois de denúncias de xenofobia,o jogo foi retirado do site oficial do PP.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo