Histórico

Novo México pode mudar normas para emissão de carteiras de motorista

Senado estadual aprova mudança que pode cancelar licenças de indocumentados que não morem mais no estado

O Senado do estado americano do Novo México aprovou uma proposta para impor novas restrições na expedição de carteiras de motorista aos imigrantes que não possuem permissão para residir no país.

Com a proposta, continuarão sendo expedidas carteiras de motorista aos imigrantes indocumentados, mas será exigida a tomada das impressões digitais dos solicitantes, e as carteiras não terão uma vigência superior a um ano. O estado poderá também cancelar carteiras expedidas anteriormente a estrangeiros que não estejam mais residindo no Novo México.

Os democratas sugeriram a medida como uma alternativa a uma proposta da governadora republicana Susana Martínez, que tentava impedir que o Novo México expedisse carteiras aos imigrantes sem autorização para morar nos Estados Unidos.

O Senado aprovou o projeto democrata esta semana, com 27 votos a favor e 15 contra. Um democrata, o senador John Arthur Smith, se uniu aos republicanos para se opor à medida.

A iniciativa passará agora para a Câmara de Deputados, que já rechaçou uma proposta similar. A governadora também é contrária à medida aprovada pelo Senado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo