Histórico

Novo senador republicano é nome em ascensão no partido

Marco Rubio está sendo cogitado a disputar a vice-presidência em 2012 e agrada latinos e conservadores

O republicano Marco Rubio está sendo considerado a nova pérola do partido. Americano de origem cubana, jovem (39 anos de idade) e carismático, o senador eleito pela Flórida com mais de 50% dos votos já teve até o seu nome cotado para a Casa Branca, daqui a dois anos.

Advogado nascido em Miami, Rubio é filho de um casal de exilados cubanos. Ele desponta para o cenário político nacional justamente no momento em que os republicanos tentam recuperar o terreno perdido nas últimas eleições – que levaram Obama ao poder – junto ao eleitorado hispânico. Para vários analistas americanos, o novo senador seria o nome perfeito para dividir a chapa com um representante conservador, como Sarah Palin ou Mitt Romney. Aliás, o tom das críticas feitas por Rubio à atual administração agradaram em cheio, especialmente aos membros do movimento do Tea Party. “A vitória coloca Rubio em posição de almejar a indicação como vice-presidente em 2012”, disse o professor de ci6encias políticas Ariel Gonzalez, do Miami Dade College.

O surgimento deste jovem de origem cubana é a realização de um sonho para muitos conservadores, que acreditam ter diante dos olhos um fenômeno comparável a um ‘Obama da direita’. Se Rubio decidir buscar uma indicação de seu partido para a Casa Branca, daria aos eleitores a oportunidade de votar em um latino, segmento que hoje representa a maior minoria nos Estados Unidos – e a que mais cresce.
Para ser eleito, Rubio derrotou dois pesos pesados nesta eleição: Charlie Crist e Kendrick Meek.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo