Histórico

Nubia Rose

De Bem Com a Vida

Antonio Tozzi

Ela combina o jeito de menina travessa com um ar de inocência e sensualidade que cativa todos que a conhecem. Nubia Rose é assim.
Mulher com experiência em várias atividades, mas que nunca abandonou sua paixão pelo mundo das artes, onde começou sua carreira no Rio de Janeiro.

A moça que participou de programas como Os Trapalhões na TV Globo, no entanto, acabou mesmo fazendo sua vida num lugar bem mais distante: nos Estados Unidos. Agora, depois de ter vivido a experiência de ser mãe, Núbia pretende retomar sua carreira artística.

Aonde? Parafraseando Lennon e McCartney, here, there and everywhere. Ou seja, ela está aberta para trabalhar nos EUA, no Brasil e em outros países latino-americanos. Problemas com idioma não tem, pois fala perfeitamente português, espanhol e inglês.

A modelo – A carioca que sonhava ser uma nova Marylin Monroe ou Regina Duarte deu seus primeiros passos na carreira bem cedo. Depois de ter sido eleita Princesa dos Estudantes num concurso para colegiais, a jovem Nubia foi descoberta, aos 17 anos, pelo empresário e publicitário Helio Kaltman, que a convidou para ser a modelo de um novo conjunto de prédios de apartamentos que estavam sendo lançados no Bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro: o Maracanã 800.

Entusiasmada com sua primeira participação numa campanha publicitária, a jovem decidiu que seria preciso preparar-se. Matriculou-se, então, na tradicional Socila, uma escola que ensina moda, etiqueta e meditação e forma modelos, a convite de Evandro, outro empresário que patrocinou seus estudos.

Nubia participou também do concurso A Mais Bela Estudante do Brasil no popular programa do irreverente Abelardo Chacrinha Barbosa. Ela fez tanto sucesso que o próprio Chacrinha a convidou para integrar o elenco das chacretes, moças que dançavam para animar o programa. Só não aceitou o convite, porque queria investir em sua carreira de atriz.

Para consolidar sua carreira, inscreveu-se no Tablado, uma das mais conceituadas escolas de formação de atores e atrizes do Brasil. Aluna da professora Maria, participou de várias peças de teatro, inclusive a peça “Calu”.

O chamado de uma agência de modelos, no entanto, abriu as portas para ela participar de um video clip com o cantor Martinho da Vila para a Rede Globo de Televisão. Eles inclusive fizeram amizade e Martinho a convidou para desfilar na sua escola de samba do coração: Vila Isabel.

A atriz – A carreira de Nubia estava indo de vento em popa. Então, por que não tentar Os Trapalhões? Afinal, seu jeito brejeiro combinaria com o show dirigido prioritariamente para o público infantil. Entrevistada por José Carlos, um dos produtores do programa, foi chamada uma semana depois. Apresentada a Renato Aragão, falou sobre seu sonho de ser atriz. O comediante comportou-se como um cavalheiro e causou excelente impressão a Nubia. “Ele merece todo o sucesso que faz”, testemunha. Também trabalhou num show comandado por Alberto Brizola, na TV Bandeirantes, onde era “a garota da moto”. Na Editora Manchete, ela fez fotonovelas para a revista Setimo Céu produzidas por Rita Furtado e dirigidas por Renato Dias.

Em 1988, Nubia se apaixonou por um americano e trocou o Brasil pelos Estados Unidos. O casal foi viver em Kenosha, Wisconsin. Mas o frio era demais para a carioca e eles decidiram mudar-se para a Flórida – um local mais quente e com um clima bem parecido com o do Rio de Janeiro. Fui tudo muito de repente. Eles se casaram no Brasil. Depois o marido, um americano que já residia no Brasil por 10 anos, decidiu voltar a morar nos EUA.

A profissional – Na Flórida, mudou de atividade e foi trabalhar no Barnett Bank, depois Bank of America. Identificou-se tanto que recebeu cartas de elogios de clientes e foi premiada por sua dedicação. Surpreendeu-se com sua versatilidade e até gostou da atividade que, em princípio, pensou ser bastante aborrecida.

Demonstrando estar sempre pronta a novos desafios, partiu para a área de imóveis, tornando-se corretora. Com sua habilidade, logo se destacou. E ficou encantada com os ganhos que a atividade proporciona. “Quase caí de costas quando vi o primeiro cheque que recebi de comissão depois da venda de um imóvel”, confidencia Nubia.

A mãe e a esposa – Apesar do reconhecimento, a veia artística continuava pulsando forte. Nubia candidatou-se a participar de um comercial do cartão Visa. E foi contratada por uma agência de modelos para integrar o elenco do comercial. A partir daí, decidiu: precisava mesmo voltar à carreira artística, mesmo que em outro país e em outro idioma. Neste meio tempo, separou-se do marido, em razão da incompatibilidade de gênios.

Após ter recebido o apoio da mãe que veio do Brasil para viver com ela, Nubia redescobriu o amor na figura do Dr. Jeffrey Cohen, em 2000. Feliz no casamento, deu à luz ao pequeno Brandon Jeffrey Cohen, nascido em 2002, único filho do casal. Logicamente, o pequeno Brandon é a paixão de sua vida. Ela também faz questão de destacar o apoio do marido que fica tomando conta do filho sempre que Nubia é chamada para um novo trabalho.

A carreira retomada – No ano passado, Nubia participou do elenco de “The Transporter 2”, filme dirigido por Louis Leterrier e Corey Yuen, e produzido por Luc Besson e Robert Mark Kamen. Nubia diz que foi uma experiência maravilhosa, mesmo tendo participado só de uma pequena cena. Teve até mesmo a oportunidade de conhecer e trabalhar com o ator Matthew Modine.

Mulher que faz meditação diariamente e gosta de cuidar de seu corpo, ela adotou seu nome artístico a partir da confluência de Nubia, uma princesa, e Rose, a flor mais singela e símbolo dos enamorados.

Atualmente, Nubia está com novos planos. Tem como empresária Marta Ramos, que vem divulgando seu trabalho. Ela pode até mesmo estrelar uma campanha de xampu na Califórnia, porque um empresário japonês que viu suas fotos a escolheu para divulgar seus produtos. Está lançando também seu calendário para 2006 e pretende passar uma temporada no Brasil para mostrar que sempre teve seu lugar ao sol no cenário artístico brasileiro.

A fim de impulsionar ainda mais a carreira, Nubia Rose tem seu próprio website www.nubiarose.com, com versões em português, inglês e espanhol. Criado pela webdesigner Mariana Barbosa, o site mostra Nubia em todo seu esplendor em fotos de Cristopher Makris, usando roupas da Belinda Designer. Acesse o site e confira. E, se encontrar com ela andando pelas ruas de Boca Raton, aproveite para pedir autógrafo agora antes que ela fique muito famosa…

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo