Mundo

Número de ataques terroristas no mundo caiu 9% em 2016, segundo EUA

De acordo com relatório do Departamento de Estado, número de mortes foi 13% menor em relação a 2015. Estado Islâmico ainda é considerado ‘ameaça mais potente à segurança global’

Memorial a mortos em atentado
Memorial a mortos em atentado

DA REDAÇÃO (com EFE) – O número de ataques terroristas caiu 9% em nível global em 2016 e as mortes provocadas por esse fenômeno se reduziram 13% com relação a 2015, apesar de o Estado Islâmico (EI) ter aumentado a quantidade de seus atentados, segundo o relatório anual sobre o terrorismo no mundo do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Durante o ano passado, o EI continuou sendo “a ameaça terrorista mais potente à segurança global”, apesar de ter perdido território no Iraque e na Síria e ter ficado “em seu ponto mais baixo quanto a força no campo de batalha desde pelo menos 2014”, de acordo com o relatório americano publicado nesta quarta-feira (19).

A queda no número de ataques “se deveu principalmente à redução dos atentados e das mortes em Afeganistão, Síria, Nigéria, Paquistão e Iêmen”, ainda que outros países tenham experimentado um aumento, entre eles Iraque, Turquia, Somália, Sudão do Sul e República Democrática do Congo, segundo o documento.

Em 2016 houve ataques terroristas em 104 países do mundo, mas 55% deles se concentraram em apenas cinco: Iraque, Afeganistão, Paquistão, Índia e Filipinas, enquanto 75% das mortes aconteceram em Iraque, Afeganistão, Paquistão, Síria e Nigéria.

O grupo jihadista efetuou ataques em 20 países no ano passado, graças às suas “oito filiais reconhecidas e numerosas redes não declaradas” que operam fora de suas fortificações no Iraque e na Síria, com especial força na África Ocidental (Boko Haram), no Afeganistão, no Paquistão, no Egito, na Libia e no Iêmen.

Em 2016 houve um total de 11.072 ataques terroristas no mundo todo, que provocaram 25.600 mortes e deixaram mais de 33.800 feridos, e mais de 15.500 pessoas foram sequestradas por grupos terroristas no mundo todo, segundo o relatório.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo