Negócios

Número de brasileiros barrados no aeroporto em Portugal bate recorde

Entre todos os estrangeiros impedidos de entrar no país, 76% são brasileiros

Aeroporto de Lisboa FOTO Creative Commons
Aeroporto de Lisboa FOTO Creative Commons

Dois mil e novecentos brasileiros foram barrados em aeroportos de Portugal em 2018. O Brasil foi a nação com mais imigrantes barrados (76%) do total de 3,8 mil estrangeiros impedidos de entrar no país europeu.  É a quinta alta consecutiva do número de brasileiros rejeitados ao tentar entrar em Portugal.

Em 2016, quando a onda de imigração começava a crescer, 968 foram mandados de volta ao Brasil. Os dados foram fornecidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal e divulgados pelo Jornal de Notícias, da cidade do Porto.

Os casos mais comuns de proibição à entrada são de suspeita de que o motivo da viagem seja para viver e trabalhar e não para fazer turismo ou estudar.

Um representante da entidade responsável pelo controle afirmou ao jornal português que o número de barrados é baixo, se comparado ao ingresso de pessoas no país –foram aproximadamente 8 milhões no ano passado.

“No que diz respeito aos cidadãos de nacionalidade brasileira, é importante ressaltar que Portugal é o país europeu com o maior número de ligações aéreas com o Brasil. Assim, o número de recusas de entrada não reflete o número de cidadãos brasileiros que pretendem viajar apenas para Portugal, mas também para toda a Europa”, justifica a entidade.

Em 2017, a nacionalidade brasileira manteve-se como a principal comunidade estrangeira residente em Portugal, com um total de 85.426 pessoas, um aumento de 5,1% em relação a 2016. “Os dados estatísticos relativos a 2018 estão a ser consolidados, mas os dados provisórios apontam para um significativo crescimento desta comunidade em Portugal”, destaca a nota da SEF.

Aqueles que são impedidos de entrar são enviados de volta ao país de origem. (Com informações do Correio Braziliense)

Leia também:  https://www.acheiusa.com/Noticia/baixos-salarios-e-custo-de-vida-alto-frustram-imigrantes-que-sonham-com-estabilidade-financeira-em-portugal-66792/

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo