NYT: “Termo ilegal é inapropriado”

0
610

Jornal critica quem vê imigrante como ameaça

O jornal New York Times publicou, em um de seus recentes editoriais, que o termo ‘ilegal’ – quando usado para descrever o estrangeiro que está com seu status imigratório inadequado – é “inapropriado e prejudicial”. Segundo o editorialista, a palavra se refere à pessoa e não ao crime cometido, o que diminui o imigrante como ser humano. “Por isso muitos se surpreendem quando são informados que os imigrantes mesmo em situação ilegal têm direitos”, diz o texto.
Para o NYT, outros termos que poderiam ser adotados, em vez de ilegal, são indocumentado ou mesmo desautorizado, “que carregam em seu significado a possibilidade de reparação”. Este tipo de crime não pode ser comparado ao tráfico de cocaína, por exemplo, acrescentou o editorialista.
E o texto vai além: “Precisamos parar de pensar nos imigrantes nessa situação como uma ameaça aos Estados Unidos ou como criminosos. Devemos enxergá-los como pessoas trabalhadoras e corajosas, já que muitas delas arriscam suas vidas para entrar no país. Quem somos nós para julgar quem sai de seu país natal em busca de uma qualidade de vida decente?”.