Histórico

NYT: “Termo ilegal é inapropriado”

Jornal critica quem vê imigrante como ameaça

O jornal New York Times publicou, em um de seus recentes editoriais, que o termo ‘ilegal’ – quando usado para descrever o estrangeiro que está com seu status imigratório inadequado – é “inapropriado e prejudicial”. Segundo o editorialista, a palavra se refere à pessoa e não ao crime cometido, o que diminui o imigrante como ser humano. “Por isso muitos se surpreendem quando são informados que os imigrantes mesmo em situação ilegal têm direitos”, diz o texto.
Para o NYT, outros termos que poderiam ser adotados, em vez de ilegal, são indocumentado ou mesmo desautorizado, “que carregam em seu significado a possibilidade de reparação”. Este tipo de crime não pode ser comparado ao tráfico de cocaína, por exemplo, acrescentou o editorialista.
E o texto vai além: “Precisamos parar de pensar nos imigrantes nessa situação como uma ameaça aos Estados Unidos ou como criminosos. Devemos enxergá-los como pessoas trabalhadoras e corajosas, já que muitas delas arriscam suas vidas para entrar no país. Quem somos nós para julgar quem sai de seu país natal em busca de uma qualidade de vida decente?”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo