Marina Elliot Negócios

O imigrante indocumentado pode comprar um imóvel nos Estados Unidos?

A compra da casa própria é parte da realização do sonho americano
A compra da casa própria é parte da realização do sonho americano

Para a maioria das pessoas, comprar um imóvel faz parte do sonho americano. A compra de uma casa leva à prosperidade, estabilidade e dá ao imigrante a possibilidade de deixar este imóvel para os seus filhos e netos. Mas é possível comprar uma casa sem ter Social Security? A resposta é sim.

Assim como outras barreiras existentes para quem ainda não está legalizado nos Estados Unidos, no caso de comprar uma casa, esses obstáculos também existem. Mas não são intransponíveis.

Dados do Migration Police Institute mostram que em 2014 mais de 3.4 milhões de imigrantes indocumentados eram proprietários das casas onde moravam.

A retórica preconceituosa de que imigrantes não pagam impostos não passa de uma lenda. Esses imigrantes não só pagam impostos, mas têm uma boa pontuação de crédito e dinheiro guardado para a entrada, então, podem sim comprar seu tão sonhado imóvel.

Não existe lei que proíba indocumentados de adquirir uma propriedade nos Estados Unidos. Na verdade, investidores estrangeiros compram imóveis todos os dias por aqui e não são legalizados e nem tem interesse em ter o green card.

O primeiro passo é ter um Individual Tax Identification Number (ITIN), que é o documento necessário para o pagamento de impostos, para abrir conta em banco e para se qualificar para o financiamento de um imóvel.

Com o ITIN Number em mãos, o próximo passo é guardar o dinheiro para a entrada. O imigrante não precisa pagar o imóvel em cash, em dinheiro vivo. Ele pode ser financiado, e geralmente com um valor da entrada maior do que para pessoas legalizadas no País. O down payment para esses imigrantes geralmente varia entre 20% e 40% do valor total do imóvel.

Além do dinheiro da entrada, é importante:

– Guardar contracheques que comprovem os últimos três meses de renda.

– Documentos que comprovem que o comprador trabalha no mesmo lugar há pelo menos dois anos.

– Pelo menos dois anos de declaração de imposto de renda.

– Monitore e melhore seu crédito.

Os bancos querem ver ao menos uma das duas opções abaixo:

a) Três linhas de crédito por 12 meses.

b) Duas linhas de crédito por 24 meses.

Sem isso você NÃO consegue se qualificar para um mortgage. Linhas de crédito podem ser cartões de crédito (não de débito), pode ser um cartão pré-pago, prestações de carro e qualquer tipo de empréstimo. Linhas de crédito NÃO são contas de luz, telefone, pagamento de aluguel.

Portanto, é possível SIM comprar um imóvel sendo imigrante indocumentado. Conheço pessoas próximas que fizeram isso. Elas colocaram um foco, um objetivo, melhoraram o crédito, juntaram o dinheiro da entrada e hoje estão felizes em suas casas adquiridas com o suor de seu trabalho.

Se você precisar de ajuda para começar, mande uma mensagem. Vou ficar muito feliz em te ajudar a realizar este sonho. Meu e-mail é marina.elliot@compass.com, telefone 407.697.8189 e Instagram: @marinaelliotmiami.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo