Histórico

O jornal dos brasileiros na Flórida

AcheiUSA completa 10 anos e mantém compromisso com a informação e serviços à comunidade

São 10 anos de história e 321 edições já publicadas. Idealizado por Jorge Nunes para ser uma fonte de informação e serviços à comunidade brasileira no sul da Flórida, o AcheiUSA vem cumprindo o seu papel desde outubro de 2000, quando foi criado como um jornal de classificados. Com o passar do tempo, o veículo ganhou novas editorias, colaboradores de peso, diagramação moderna e um portal na internet, que é hoje o site brasileiro mais acessado na América do Norte de acordo com o alexa.com, especializada no monitoramento do tráfego virtual.

“É difícil imaginar a vida aqui sem o AcheiUSA”, afirmou a carioca Lívia Ribeiro, que chegou há menos de seis meses do Brasil para se instalar em Deerfield Beach e utiliza o jornal para tudo: Foi através dos classificados que encontrou uma casa para morar, um carro e também o seu emprego, numa creche. “Também recorro ao AcheiUSA para saber as notícias da nossa região, pois meu inglês ainda não está muito bom”, admite.

Este aliás, é outro objetivo do jornal ” fomentar uma consciência crítica entre os leitores, para que os brasileiros consigam se integrar à vida e à sociedade americana. “A imprensa comunitária é de suma importância na vida dos imigrantes e o AcheiUSA é um dos melhores exemplos da utilidade pública destes veículos”, disse o pastor Silair Almeida, da Primeira Igreja Batista da Flórida. De fato, o foco do jornal nestes dez anos sempre esteve na comunidade, independente de suas necessidades. Gente como Juliana Andrade, que colocou uma nota no site para avisar de seu aniversário e que, solitária, esperava a ligação de alguém para receber os parabéns… recebeu várias.

Mas o AcheiUSA também representa bons negócios para os anunciantes. Que o diga o pessoal do Despachante Brasileiro, que veicula sua propaganda no jornal desde sua primeira edição. Por isso também que iniciativas e entidades como a Câmara de Comércio Brasil Estados-Unidos (BACCF), o Festival de Cinema Brasileiro de Miami, a Feira de Negócios e o Brazilian Day Miami, entre outras, escolheram o AcheiUSA como mídia parceira. “Não há melhor maneira de atingir a comunidade brasileira”, atesta Mary Arnaud, diretora da BACCF.

Por tudo isso, a data é motivo de comemoração pelas conquistas alcançadas, mas também de olhar para a frente e buscar, sempre, alternativas de oferecer um jornal melhor a cada edição. Este é o nosso compromisso.

Números do site impressionam

Para se ter a noção da importância do AcheiUSA na comunidade, basta dizer que o site recebe, diariamente, 300 novos classificados gratuitos, em suas nove seções, que abrangem ofertas de empregos, venda de automóveis e recados pessoais, entre outros. E não faltam histórias curiosas, como a da Dona Silvia, que pouco antes do horário de comparecer à Corte percebeu que seu carro estava quebrado. “Sem ter a quem pedir ajuda, resolvi colocar um classificado no AcheiUSA em busca de carona. Em poucos minutos, duas pessoas me ligaram e eu cheguei a tempo da audiência”, recorda Sílvia, de Margate.

Outro que tem um bom ‘causo’ para contar é o empresário Luciano Lacerda. Ele e a sócia, Lázara Amaral, donos da loja Passarela Brasil USA, em Pompano Beach, encontraram o ponto do business através do jornal. “Estávamos em busca de uma oportunidade e assim que vimos o anúncio no AcheiUSA percebemos que estava na hora de mudar de vida”, explicou Luciano, que trabalhava com granito. Hoje, cinco anos depois, ele e Lázara reconhecem a relevância do fato, tanto que fizeram questão de citar o jornal em uma entrevista concedida ao programa de Luciano Huck sobre a loja.

Mas o mais emblemático sobre a relevância do AcheiUSA na comunidade é o caso de Lúcio Sodré, morador do Tivoli, em Deerfield Beach. Ele contou que conseguiu vender seu carro em apenas 10 minutos, depois que colocou o classificado. “Recebi um telefonema e, por coincidência, o comprador também era do Tivoli. Fizemos o negócio imediatamente e acho que este é o exemplo de retorno de anúncio mais rápido do mundo”, brinca Lúcio.

Veja, a seguir, outras estatísticas relevantes do site www.acheiusa.com:

– 180 mil acessos mensais
– 55 mil usuários cadastrados
– Dois milhões de page views por mês

“A imprensa comunitária é de suma importância na vida dos imigrantes e o AcheiUSA é um dos melhores exemplos de utilidade pública” – Pastor Silair Almeida

“É difícil imaginar a vida aqui sem o AcheiUSA. Aqui achei meu carro, minha casa e meu emprego” -Lívia Ribeiro

“Não há melhor maneira de atingir a comunidade brasileira”, atesta Mary Arnaud – BACCF

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo