Histórico

O Natal do Imigrante Brasileiro

Neusa Martinez

Como é bom fechar os olhos e lembrar a magia da maior festa religiosa do Brasil, o Natal. As cenas do passado aparecem em nossas mentes repletas de saudade, beleza e muita emoção. Lembramos de toda a família reunida na casa dos avós; da titia chatinha que ficava vigiando a Árvore de Natal, onde ficavam os presentes; dos primos brincando com o presépio; da vovó na cozinha preparando quitutes deliciosos; do Natal que mamãe nos deu um irmãozinho; daquele tio brincalhão que falava alto à mesa; da madrinha que trazia vinte panetones, que ela mesma havia preparado, para presentear a todos; do inesquecível ano em que Papai Noel nos deu uma bicicleta; do momento em que todos oravam e agradeciam o nascimento do Menino Jesus; do brinde ao amor e sinceros votos de Feliz Natal e um Próspero Ano Novo… Mas também lembramos dos tristes natais em que não pudemos ter uma ceia farta; dos anos sem a presença dos entes queridos, que nunca mais iríamos vê-los; das vezes que Papai Noel “esqueceu” de passar em nossa casa… Da dolorosa saudade de um filho, pai, mãe ou irmão, que se mudou para uma terra estrangeira e não pôde compartilhar conosco este momento tão precioso.

Separação, solidão e saudade são marcas na vida de todo imigrante e é no Natal que elas se tornam ainda mais visíveis. Na tentativa de amenizar a angústia e para sentir o aconchego do lar, alguns procuram passar as festas de fim de ano na casa de outras famílias brasileiras. Outros planejam suas férias para esta data e vão para a “terrinha” dar aquele abraço gostoso em sua gente. Querido imigrante brasileiro, esteja você onde estiver, nunca abandone suas raízes e muito menos os seus sonhos! Gostaria de oferecer-lhe uma música do compositor Edson Borges:

Quero ver você não chorar
Não olhar pra trás
Nem se arrepender do que faz

Quero ver o amor vencer
Mas se a dor nascer
Você resistir e sorrir

Se você pode ser assim
Tão enorme assim eu vou crer
Que o Natal existe
Que ninguém é triste
Que no mundo há sempre amor

Bom Natal um Feliz Natal
Muito amor e paz pra você
Pra você…

Para esta coluna especial de Natal, entrevistei três imigrantes brasileiros que estão no sul da Flórida. São eles: o presidente da Confiança Moving, Luiz Carlos Correia, que veio de uma família humilde e hoje emociona-se em poder ajudar as crianças do Brasil; Mizael Cabral um dos surfistas presos no aeroporto de Miami, por causa daquela história de bomba, e que a qualquer momento será deportado; e a nadadora Natália Buso, que depois de quase dois anos treinando nos EUA, poderá desfrutar o Natal com sua família no Brasil.

Leia as entrevistas através dos links abaixo:

Luiz Carlos Correia

Mizael Cabral

Natália Buso

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo