Histórico

O traço otimista e romântico de Eleonora Goretkin

Artista plástica brasileira participará de mostra coletiva em outubro


Os brasileiros conhecem bem Eleonora Goretkin, que já participou de apresentações da Escola de Música Antonio Adolfo. No entanto, o talento desta virginiana que vive em Hollywood (Flórida) desde 1993 vai além da voz e do violão: ela é uma exímia artista plástica, que já expôs suas telas em mostras nos Estados Unidos, Itália e outros países. E chegou a hora de a comunidade conhecer melhor o trabalho de Eleonora, já que ela integrará uma exposição coletiva na Aliança Francesa de Miami, nos dias 25 e 26 de outubro.

Ela é de Campos, no norte do Rio de Janeiro, e graduou-se pela Escola de Belas Artes da UFRJ em Comunicação Visual. Desde então, atuou em diferentes áreas, desde ilustrações até pintura em tecidos. No entanto, neste momento da carreira, ela vem se dedicando mais aos quadros, sejam eles em óleo sobre tela, acrílico ou em técnica digital. “Os temas principais de meus trabalhos são sobre família, amor, espiritualidade, música e natureza”, explica a brasileira, que deixa bem claro em sua arte a herança latina e européia.

Mãe de dois filhos, Eleonora também já preparou um musical infantil, com roteiro e 13 composições próprias, num projeto que permanece engavetado à espera de uma oportunidade interessante. “A minha vinda para os Estados Unidos acabou interrompendo a montagem no Brasil, mas tenho certeza que vai chegar o dia de colocá-la em prática”, acredita a artista, que costuma produzir melhor de madrugada. Especialmente agora, com os filhos já crescidos – um estudando engenharia biomédica na Boston University e outro prestes a se formar na High School – ela quer se dedicar a alguns projetos que deixou em ‘stand-by’.

Um deles, por exemplo, tem a ver com a exposição na Aliança Francesa. Na mostra, ela participará com outros 19 artistas de 10 países diferentes (França, Alemanha, Espanha, Argentina e Haiti, entre outros) da exibição intitulada Miami International Art Cocktail. “Será uma excelente oportunidade de voltar a expor minhas telas”, afirma a brasileira, cujo trabalho é bastante solicitado por decoradores porque se adequa a qualquer ambiente.

Ela divide seu trabalho em séries e em cada série é criada uma identidade própria, um novo estilo. Algumas imagens são criadas a partir de sonhos, desejos, pensamentos e lembranças que são aprimoradas e formam uma perfeita composição estética. Antes da mostra, o leitor poderá conferir no site www.eleonoragoretkin.com o traço delicado de uma artista que procura transmitir sua crença no poder das artes plásticas. “Sou uma otimista e nos meus quadros misturo elementos românticos numa linguagem moderna”, resume.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo