Histórico

Obama assume e conclama americanos à reconstrução do país

Esperança é a tônica do novo governo

Barack Obama prestou juramento hoje, ao meio-dia, como o quadragésimo-quarto presidente americano, diante de uma multidão estimada em quase dois milhões de pessoas, em Washington.
A cerimônia teve a presença de todos os ex-presidentes americanos vivos e foi marcada pelo tom cordial e conciliatório entre as diversas tendências ideológicas representadas nas lideranças que estiveram reunidas no palanque armado em frente ao Capitólio, onde aconteceu a posse.
No seu discurso, Obama relembrou o sacrifício dos que lutaram pelos direitos civis e defenderam os ideias de liberdade para que a eleição de um afro-americano fosse uma realidade na América, e assegurou que uma nova filosofia de relações de poderes vai pautar seu governo, feita de conciliação, integração e entendimento.
Obama lembrou a responsabilidade da nação americana como detentora dos ideais de liberdade que proporcionaram o seu progresso e garantiu que a segurança da nação continua sendo uma prioridade, e que agirá com rigor contra quem “estiver do lado errado da História”.
O novo presidente lembrou à América que o momento é grave, com o país atravessando a sua maior crise econômica desde a Grande Depressão, em meio a duas guerras e com sua imagem internacional seriamente comprometida. Para enfrentar esses desafios, o Presidente anunciou iniciativas no que diz respeito à abertura de novos postos de trabalho, através de obras de infra-estrutura, e investimentos na tecnologia de desenvolvimento de fontes altenativas de energia.
Depois da posse, Michelle e Barack Obama continuam com a maratona de eventos que fazem parte da cerimônia de posse, mas o novo governo já está funcionando nos bastidores, e algumas medidas já poderão ser anunciadas ainda hoje.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo