Obama confirma viagem ao Brasil para março

0
512

Presidente dos EUA planeja visita a uma favela

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai mesmo ao Brasil em março. De acordo com o cronograma preparado pela Casa Branca e o Itamaraty, ele estará na sua primeira viagem oficial ao nosso país nos dias 19 e 20 de março. O objetivo é cumprir uma agenda repleta de compromissos políticos em Brasília e no Rio de Janeiro, mas um dos programas será a visita a uma favela carioca.

O encontro entre Obama e a presidenta eleita, Dilma Rousseff, é um grande passo para a reaproximação entre os dois países, já que a relação ficou um pouco estremecida durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula, por exemplo, jamais escondeu sua amizade e apoio aos líderes do Irã e da Venezuela, Mahmoud Ahmadinejad e Hugo Chávez, respectivamente, considerados os maiores inimigos da América.

Além da reunião oficial com Dilma, Obama tem agendada também a ida a uma favela do Rio de Janeiro. Agentes do serviço secreto americano já estiveram em algumas comunidades para traçar os planos de acesso e segurança para a visita. O objetivo é conhecer algum projeto social desenvolvido no local, que pode ser Cidade de Deus, Dona Marta, Babilônia, Cantagalo, Mangueira ou Providência, onde os agentes já fizeram a primeira inspeção.