Histórico

Obama diz que quer fortalecer relações com o Brasil

“ObamaO presidente norte-americano, Barack Obama, está comprometido a continuar trabalhando com a presidente Dilma Rousseff para fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos.

Em nota divulgada na segunda-feira (27) para parabenizar Dilma pela reeleição, a Casa Branca afirma que o país é um “parceiro importante” para os EUA.

“O presidente espera falar por telefone com a presidente Rousseff nos próximos dias para parabenizá-la pessoalmente”, diz. Segundo a Casa Branca, Obama também quer discutir com Dilma como aumentar a cooperação bilateral em assuntos de interesse mútuo, como educação, energia e comércio.

A nota cita ainda uma colaboração maior entre os dois países para “promover a segurança, a prosperidade e o respeito aos direitos humanos” em âmbito global.

No último ano, a relação entre Brasil e EUA ficou estremecida após a revelação de que o governo americano teria espionado a presidente, assessores de seu governo e a Petrobras. As revelações partiram de documentos secretos obtidos pelo jornalista Glenn Greenwald com Edward Snowden, ex-técnico da NSA. Os papéis mostraram que a comunicação entre Dilma e assessores foi monitorada pela agência americana.

Depois disso, Dilma cancelou uma visita de Estado aos EUA, prevista para outubro de 2013. Em seu discurso na ONU, um mês antes, Dilma criticou a “grave violação de direitos humanos” representada pelo esquema de espionagem do governo americano.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, também parabenizou a presidente pela vitória nas urnas e citou as dificuldades diplomáticas recentes.

“Queremos continuar trabalhando com a presidente Rousseff e seu governo para fortalecer nossas aspirações compartilhadas e avançar na relação bilateral”, afirmou, em comunicado.

“Essa é uma relação vital para o continente e para o mundo. É uma relação estratégica maior que quaisquer diferenças”, disse.

NOTA DA CASA BRANCA
O presidente Obama congratula a presidente Dilma Rousseff do Brasil por sua reeleição. O Brasil é um parceiro importante para os Estados Unidos e estamos comprometidos a continuar trabalhando com a presidente Rousseff para fortalecer nossas relações bilaterais. O presidente espera falar por telefone com a presidente Rousseff nos próximos dias para parabenizá-la pessoalmente e discutir como podemos aumentar nossa colaboração para promover segurança, prosperidade e respeito pelos direitos humanos em âmbito global, e uma maior cooperação bilateral em educação, energia, comércio e outros assuntos de interesse mútuo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo