Histórico

Obama e governadora do Arizona prometem “trabalhar juntos”

Presidente recebeu apoio de Jan Brewer pela reforma imigratória, mas somente quando as fronteiras do país estiverem totalmente seguras. Novo encontro acontecerá ainda no verão

Depois de uma audiência com o presidente Barack Obama, a governadora do Arizona, Jan Brewer, que recentemente sancionou uma legislação antiimigrante em seu estado, prometeu trabalhar junto com o governo pela reforma imigratória, desde que primeiro as fronteiras do país estejam seguras. “Concordamos em unir forças para encontrar uma solução”, disse a governadora, após o “cordial” encontro com o líder da nação. Uma nova reunião deve acontecer dentro de algumas semanas, desta vez em Phoenix (Arizona).

Em abril, o estado aprovou a lei SB 1070, que criminaliza a presença de indocumentados, gerando uma série de protestos em várias partes do mundo. A iniciativa fez com que cidades americanas anunciassem boicote ao Arizona, cancelando negócios e eventos previamente agendados para a região. “Fiz o que acho o melhor para a população do meu estado”, defendeu-se a governadora. A Casa Branca, porém, anunciou na época em contestar as medidas na Suprema Corte e Obama qualificou a legislação de “irresponsável”. O caso está sendo analisado pelo Departamento de Justiça dos EUA.

No encontro da quinta-feira, o assunto principal foi a segurança da fronteira com o México. O presidente prometeu que a maioria dos 1.200 militares da Guarda Nacional serão deslocados para o Arizona, uma área onde os conflitos são constantes. Há poucas semanas, um fazendeiro local morreu assassinado, provavelmente por coiotes que tentavam atravessar indocumentados pela divisa.
“A governadora Brewer vê a necessida de o governo concentrar esforços na segurança das fronteiras e o presidente Obama não abre mão da necessidade de uma reforma”, resumiu o secretário de imprensa da Casa Branca, Robert Gibbs, após a reunião. Obama determinou que alguns de seus assessores visitem o Arizona para debater com população e autoridades a questão da imigração.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo