Histórico

Obama institui “equipe da crise”

Conselho de assessores vai ajudar presidente eleito a administrar problemas econômicos

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que terá um plano para resgatar a economia desde seu primeiro dia de mandato e aproveitou para anunciar um novo organismo que ficará encarregado de supervisionar as medidas contra a crise. Em entrevista coletiva em Chicago, o futuro líder do país também defendeu a política de nomeações para seu governo, onde até agora abundam pessoas que ocuparam cargos no mandato do último presidente democrata, Bill Clinton.

O novo organismo, chamado de Conselho Assessor para a Recuperação Econômica, será liderado pelo ex-presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano) Paul Volcker, de 81 anos. O auxiliar de Volcker será Austan Goolsbee, um economista da Universidade de Chicago. Ele é “um dos pensadores que mais teve influência em minhas idéias sobre questões econômicas”, afirmou Obama, sobre o segundo no comando do novo órgão.

O Conselho Assessor, explicou, será formado por “indivíduos diferentes procedentes de diversos campos fora do governo”, como do mundo acadêmico, empresarial ou dos sindicatos. Obama presidente eleito justificou a necessidade deste novo organismo, ressaltando que “às vezes, Washington fica isolada demais”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo