Obama nomeia latina para sua equipe

0
1066

Cecilia Muñoz é vice-presidente do maior grupo hispânico dos EUA e ocupará cargo-chave na futura administração

A atual vice-presidente do Conselho Nacional de La Raza, Cecilia Muñoz, ocupará um importante cargo no futuro governo. O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a nomeação da filha de bolivianos para chefiar o escritório de assuntos governamentais, que intermediará as ações da Casa Branca com as administrações estaduais e municipais.

Cecilia, de 46 anos, nasceu em Detroit e possui um diploma de mestrado pela Universidade da Califórnia (Berkeley) em Estudos sobre a América Latina. Entre as suas publicações estão trabalhos sobre a reforma da lei de imigração, trabalhadores imigrantes e a mobilização da comunidade hispânica nas eleições americanas. Em junho de 2000, Cecilia recebeu uma condecoração da MacArthur Foundation pelo seu trabalho na área de imigração e direitos civis.

Na Assembléia Anual da Raza, em julho de 2007, a futura integrante da equipe de Obama criticou as medidas do governo que estavam deportando indocumentados e separando famílias. “É nossa responsabilidade mostrar o que está acontecendo. O governo está entrando nas casas e prendendo os pais de família, afetando não só a comunidade, mas o país como um todo”, disse Cecilia, na ocasião. Ela é casada com um advogado de direitos humanos e tem duas filhas.