Histórico

Obama nomeio novo assessor para a América Latina

Arturo Valenzuela já integrou a diretoria do La Raza, a maior organização hispânica nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, indicou o professor Arturo Valenzuela como o novo subsecretário de Estado americano para Assuntos do Hemisfério Ocidental, cargo do principal responsável pelas relações dos Estados Unidos com a América Latina. Professor da Universidade de Georgetown, em Washington, Valenzuela vai substituir o atual subsecretário de Estado para o continente, Thomas Shannon, que ocupa o cargo desde outubro de 2005.

Entre os principais desafios do novo ocupante do cargo estão as relações dos Estados Unidos com o regime cubano e a possível suavização do embargo econômico à ilha. Além disso, ele terá que lidar com alguns líderes que, nos últimos anos, mostraram-se bastante críticos em relação à política norte-americana para a região, como o presidente venezuelano Hugo Chávez.

No comunicado divulgado pela Casa Branca sobre sua indicação, Valenzuela é classificado como “um especialista nas origens e na consolidação da democracia; em política latino-americana e nas relações dos Estados Unidos com a América Latina”. Valenzuela também fez parte do conselho de diretores do National Council of La Raza, uma organização que luta pelos direitos dos hispânicos nos Estados Unidos. Valenzuela foi condecorado pelo governo brasileiro com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

“É animador que o governo Obama tenha selecionado alguém com extenso conhecimento e contatos para ficar a cargo do Hemisfério Ocidental no Departamento de Estado. Valenzuela estará bem posicionado para cumprir a agenda do governo para a região”, disse o vice-presidente do instituto de pesquisas Inter-American Dialogue, Michael Shifter.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo