Obama planeja viagem ao Brasil

0
681

Visita aconteceria ainda este ano ou no início de 2010

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está pensando em incluir na sua agenda uma visita ao Brasil. A informação foi dada pelo embaixador brasileiro em Washington, Antonio Patriota, que contudo não soube precisar a data da viagem: ou ainda este ano ou no início de 2010.
A definição vai depender de alguns assuntos, como o fim da crise em Honduras e a aprovação do nome de Thomas Shannon, que foi indicado para assumir a embaixada americana em Brasília – os republicanos argumentam que ele tem posições pró-Chávez.
Patriota, que vai assumir em breve o cargo de secretário-geral do Itamaraty, informou que após esta definição o subsecretário de assuntos políticos do Departamento de Estado, Bill Burns, viajaria ao Brasil para preparar, primeiro, a visita da secretária Hillary Clinton, e depois a de Obama. A ideia do presidente americano é aproveitar a viagem internacional também para incluir o Chile no roteiro, de preferência ainda no mandato da presidente Michele Bachelet, que se encerra em 11 de março.