Histórico

Obama põe fim a boatos

Presidente divulga certidão de nascimento e prova que é cidadão americano

Não há tempo para bobagem. Assim o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reagiu à polêmica envolvendo o local de seu nascimento, enquanto o país enfrenta uma crise financeira, altos índices de desemprego e está envolvido em conflitos no Oriente Médio. Ele decidiu fazer um pronunciamento à imprensa logo após ter autorizado a Casa Branca a divulgar a sua certidão de nascimento.

Eu sei que este assunto não será esquecido, mas temos coisas mais importantes para fazer, disse Obama, contrariado. Ele espera, realmente, que os boatos de que não seria americano e, portanto, não poderia ser eleito para cargos políticos, cessem. A versão oficial da certidão confirma que Obama efetivamente nasceu em Honolulu, no Havaí, no dia 4 de agosto de 1961.

O presidente revelou que chegou até a se divertir com a polêmica, mas ficou impressionado quando, durante os debates sobre o Orçamento, viu a mídia dar mais destaque à questão da certidão do que ao problema que poderia paralisar o Congresso. Acredito que democratas e republicanos podem se unir e resolver os problemas, mas não poderemos fazer se estivermos com outras distrações, se estivermos perdendo tempo vilanizando uns aos outros, afirmou Obama, mandando recado para Donald Trump, que realimentou a polêmica.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo