Histórico

Obama quer visitar o Brasil ainda este ano

Promessa foi feita em telefonema ao presidente Lula

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ao seu colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que pretende visitar o Brasil ainda este ano. A notícia foi dada num telefonema de surpresa do americano, que já teria instruído sua equipe econômica para aproximar posições com o Brasil antes da reunião do G-20, marcad para abril.
A conversa entre os dois líderes ocorreu num clima “agradável”, de acordo com um assessor de Lula. O telefonema durou cerca de 25 minutos, na noite de 26 de janeiro. Obama convidou Lula a visitá-lo em Washington. Como o presidente brasileiro estará em New York em março para um seminário com investidores, a idéia seria esticar a viagem até a capital americana para um encontro na Casa Branca. A retribuição da visita ocorrerá ainda em 2009, garantiu Obama.
Um dos temas da conversa foi a necessidade de fomentar o comércio internacional como forma de combater a crise. O presidente dos EUA disse que quer manter as boas relações entre os dois países e que deseja trabalhar de forma coordenada com o líder brasileiros, especialmente para garantir a paz no continente americano. Por sua vez, Lula afirmou que a posse do seu interlocutor influenciará positivamente a imagem que a América Latina tem dos EUA. Os dois conversaram também sobre uma política comum para os biocombustíveis, o combate às mudanças climáticas, a relação com a África, a relação com os outros países da América Latina e o G-20.
Os responsáveis pelas pastas de relações internacionais dos dois países, a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, e o chanceler Celso Amorim, também se falaram pelo telefone. Hillary elogiou o papel do Brasil na busca de uma solução para a recente guerra em Gaza e o progresso econômico do País.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo