Histórico

Obama recebe obra de arte de artista brasileira

Presidente gostou da homenagem e escreveu uma carta de agradecimento à piauiense Naza

Obama by NAZA

A artista plástica brasileira Naza recebeu uma carta do presidente Barack Obama agradecendo por seu retrato pintado pela artista. Na mensagem, Obama agradece o presente — um retrato seu pintado usando técnicas únicas desenvolvidas pela artista (abstracted realism) — e afirma que pretende fortalecer os laços de amizade entre o povo americano e o povo brasileiro.

Essa não é a primeira vez que um quadro da pintora faz parte do acervo da Casa Branca. Em meados dos anos 90 ela pintou uma águia misturada com a bandeira brasileira e o quadro foi parar nas mãos do então presidente Bill Clinton. A obra ficou na Casa Branca durante seus dois governos.

Naza, natural de Santa Cruz do Piauí, está radicada nos Estados Unidos há quase trinta anos e se tornou muito respeitada como artista e representante da cultura brasileira. Ganhou vários prêmios, entre eles Mulher do Ano (Boca Raton, FL) e o Croix d’Argent (da Academia Parisiense de Artes e Letras), fez exposições em galerias e museus de prestígio na Flórida, Ohio, North Carolina, Washington D.C., New York, Califórnia, Geórgia, França, Espanha, Panamá e Canadá, entre outros.

Entre seus colecionadores célebres estão também Brigitte Bardot, Ivana Trump, Maurício de Sousa, Viviane Senna, Neyde Senna e Roberto Carlos.

Atualmente, Naza divide seu tempo entre os Estados Unidos e o Brasil, onde fabrica roupas e acessórios estampados com sua arte, dando continuação ao projeto “Arte Para Usar”.

Trajetória

 NazaA trajetória desta pintora brasileira-americana é realmente única. Natural do Piauí, começou sua carreira artística em Brasília. Depois de uma carreira de sucesso no Brasil, mudou-se para os Estados Unidos em 1985. Ainda nos anos 80, morou em Washington, DC, onde se tornou uma das mais requisitadas artistas da área.

Foi em Washington que Naza começou a desenvolver a técnica e o estilo único (abstracted realism) pelos quais ela é tão conhecida em vários países. Em 1993 mudou-se para a Flórida e abriu um atelier/galeria no coração de Boca Raton, onde se destacou como artista plástica.

Em 1995 ela fundou um dos primeiros websites de arte da Internet. Recentemente, Naza criou uma nova linguagem artística que está sendo chamada de “Generations Art”. Com releituras de seus quadros, ela veste as pessoas. “Não pinto um objeto estático contra um fundo. Pinto o que está acontecendo com o objeto. Portanto, pinto o evento, explicou Naza.

Para mais informações, veja os sites www.naza.com e www.nazafashionbrasil.yolasite.com.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo