Histórico

Obama: reforma imigratória é agora

Presidente fez discurso em Las Vegas esta semana e pediu que congressistas pensem nas famílias de imigrantes

Joselina Reis

Presidente Barak ObamaO projeto de reforma imigratória está na mesa. Com essas palavras o presidente Barack Obama deu esperanças aos 11 milhões de imigrantes ilegais que moram nos Estados Unidos de que uma reforma imigratória deve acontecer em breve. Obama fez o pronunciamento na terça-feira (29) numa escola de segundo grau de Las Vegas depois que um grupo de senadores democratas e republicanos chegou a um acordo a respeito de um plano de reforma imigratória na noite anterior.

Pela proposta dos senadores, os imigrantes indocumentados poderiam registrar-se junto ao governo e pagar uma multa. Em seguida, ganhariam um status legal provisório que lhes permitiria trabalhar legalmente no país. Finalmente, eles iriam para “o fim da fila” para tornarem-se residentes permanentes. O documento foi assinado por oito senadores, incluindo os republicanos Marco Rubio, John McCain, Jeff Flake e Lindsey Graham; e os democratas Charles Shumer, Dick Durbin, Michael Bennet e Robert Menendez.

Obama, durante seu discurso, enfatizou que “a hora é agora”. E, em seu projeto, os princípios seriam bem simples, primeiro: dar reforço à geração de novos negócios e postos de trabalho; segundo: construir um caminho para a cidadania; terceiro: os imigrantes devem pagar seus impostos, aprender inglês e esperar sua vez na fila da cidadania.

A reunião familiar também está entre as prioridades de Obama que não acha justo que famílias esperem anos separadas.

Durante seu discurso, Obama enfatizou o trabalho do imigrante na criação de novos negócios e criticou muitas empresas que se estariam aproveitando da ilegalidade dos trabalhadores para não pagar impostos. “Somos uma nação de imigrantes. Isso está nos nossos ossos. Uma reforma só vai engrandecer nosso País”, disse.

Mesmo com congressistas dos dois lados prontos para discutir o assunto e com ideias sobre como levar a reforma imigratória adiante, Obama acredita que o tema ainda vai gerar muita polêmica e está preparado para o que vem a seguir. “Essa é a hora de sair das sombras”, disse Obama levando a plateia de estudantes ao delírio.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo