Histórico

Obama tem aprovação de 79% dos americanos

Pesquisa mostra que população aplaude forma como futuro presidente está lidando com a transição de poder

A menos de seis semanas de sua posse como o novo presidente americano, Barack Obama tem 79% de aprovação na forma como está conduzindo a transição de poder nos EUA, de acordo com os resultados de uma pesquisa encomendada pela CNN. Somente 18% dos americanos pensam que o democrata não está realizando um bom trabalho.

A aprovação de Obama é 14 pontos mais alta que a de George W. Bush após ser eleito pela primeira vez em 2000 e 17 pontos acima da registrada para Bill Clinton em 1992, também ao ser eleito presidente pela primeira vez. Com 79% de americanos dando sinal de positivo, Obama está 50 pontos acima da aprovação de Bush, cuja administração vem desagradando a 29% do país.

“Um índice de aprovação de 79% é do tipo que se vê quando o povo de junta ao seu líder após um desastre nacional”, disse Bill Schneider, analista político da rede CNN. “Para muitos americanos, o governo Bush foi um desastre nacional”, acrescentou. Outro detalhe interessante é que a futura primeira-dama, Michelle Obama, também teve alta aprovação junto à sociedade, na faixa de 67%.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo